Igreja

Papa Francisco no Iraque: entenda a importância dessa viagem apostólica

Papa Francisco levará uma mensagem de solidariedade a todas as vítimas da violência e do terrorismo.

comshalom

De 5 a 8 de março, o Santo Padre estará no Iraque, terra de Abraão que São João Paulo II desejou muito visitar durante o Grande Jubileu do Ano 2000. Papa Francisco levará uma mensagem de solidariedade a todas as vítimas da violência e do terrorismo. Na quinta-feira (4), o pontífice confiou à Nossa Senhora sua primeira peregrinação a outro continente depois que a pandemia do coronavírus foi declarada.

Com o lema “Sois todos irmãos”, a Viagem Apostólica ao Iraque é uma das mais importantes e complexas do Pontificado do Papa Francisco, envolvendo questões de segurança e também medidas preventivas para evitar contágios da Covid-19. Nela, o Santo Padre quer mostrar sua proximidade especialmente às comunidades cristãs perseguidas, com as visitas a Mosul, Qaraqosh e Erbil, no Curdistão iraquiano.

Entre os que aguardam ansiosos o encontro com o Papa, estão os jovens iraquianos. Mais da metade da população do Iraque (57%) tem menos de 25 anos de idade. Por isso, é possível dizer que Francisco visitará um país potencialmente rico em energia vital. As guerras tentaram acabar com os sonhos, mas a esperança de um futuro brilhante ainda sobrevive.

Na sua mensagem ao povo iraquiano antes da viagem, o pontífice se apresenta como peregrino de paz e de esperança. E recordando o pai Abraão, afirma “confiando em Deus, deu vida a uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu”. E faz um convite a todos os irmãos e irmãs: “caminhem com esperança e nunca deixem de olhar para as estrelas. Ali está a nossa promessa”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *