Continuando a catequese sobre São José, o Papa Francisco meditou na última semana sobre o valor do trabalho. O Pontífice lembrou que a pandemia gerou desemprego em diversos países e o drama da falta de trabalho atingiu muitas famílias. Em sua meditação, Francisco reforçou que o trabalho é essencial para a vida humana.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
“É também do caminho da santificação. O trabalho não é apenas um meio de ganhar a vida: é também um lugar onde nos expressamos, nos sentimos úteis e aprendemos a grande lição da realidade, o que ajuda a vida espiritual a não se tornar espiritualismo”, disse.
Francisco questionou o espírito com que executamos nossas atividades laborais diárias, se como forma de serviço aos outros ou só a si próprio. “Com efeito, o trabalho é um modo de expressar a nossa personalidade, que é relacional por natureza. O trabalho é inclusive um modo para exprimir a nossa criatividade: cada um desempenha o trabalho à sua maneira, com o próprio estilo; o mesmo trabalho mas com estilo diverso”.
Recuperar o valor do trabalho
Francisco também interpelou os cristãos a buscarem resgatar a dignidade do trabalho. “Hoje devemos perguntar-nos o que podemos fazer para recuperar o valor do trabalho; e que contribuição podemos, como Igreja, oferecer para que ele possa ser resgatado da lógica do mero lucro e possa ser experimentado como direito e dever fundamental da pessoa, que exprime e incrementa a sua dignidade”.
Leia também: Oração do Papa pelos trabalhadores e pelo trabalho