Na audiência geral desta semana, o Papa Francisco fez um pedido de oração a toda Igreja e informou sobre o estado de saúde do Emérito Bento XVI.
Ver essa foto no Instagram
Em um dos momentos, o Pontífice olhou para os presentes na Sala Paulo VI, confiou-lhes uma intenção muito precisa: “Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja… Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim“. Desde então, os fiéis se uniram em ‘corrente de oração’ suplicando a Deus sobre a saúde do sucessor de Francisco.
Boletim da Santa Sé
Em um dos boletins divulgados pela Santa Sé detalhou sobre a saúde do papa emérito Bento XVI: “Na noite passada, o Papa emérito pôde repousar bem. Também ontem à tarde, participou da Santa Missa em seu quarto. No momento atual, a sua condição é estável.”
Na tarde desta sexta-feira (30) a @diocesediroma organizou uma missa na Basílica de São João de Latrão para rezar por Bento XVI. A celebração foi transmitida ao vivo, sem comentários em português, no site e canais do Vatican News no Facebook e Youtube. Desde a renúncia, o papa emérito vive no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano.
Visita papal
Após a Audiência Geral, respondendo a perguntas de jornalistas, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, afirmou o seguinte:
“Quanto ao estado de saúde do Papa Emérito, para quem o Papa Francisco pediu orações no final da Audiência Geral desta manhã, posso confirmar que nas últimas horas houve um agravamento devido ao avanço da idade. A situação no momento permanece sob controle, constantemente monitorada pelos médicos”.
Afirmando ainda que, “no final da Audiência Geral, o Papa Francisco foi ao mosteiro Mater Ecclesiae para visitar Bento XVI. Nós nos unimos a ele na oração pelo Papa Emérito”.
Uma preparação ao encontro definitivo com o Senhor
Em carta publicada no início deste ano, o papa emérito Bento XVI contou como se prepara para ver Deus “em breve”, “o justo juiz” e “definitivo da minha vida”.
Em certa ocasião ao comentar sobre o falecimento do irmão, Bento XIV expressou: “Agora ele chegou ao outro mundo, onde tenho a certeza que muitos amigos já o esperam. Espero poder me unir a eles logo. Enquanto isso, eu me uno a ele e à comunidade monástica de Wilhering em oração”, finalizou o papa emérito.
“Ainda que, olhando para trás, para minha longa vida, possa ter grandes motivos para temor e tremor, não obstante, tenho bom ânimo, pois confio firmemente que o Senhor não é apenas o justo juiz, mas também o amigo e irmão que já sofreu Ele mesmo por minhas deficiências e, portanto, também é meu advogado, meu ‘Paráclito’”, disse Bento XVI
“Dá-me conhecimento e, na verdade, amizade com o juiz da minha vida, e assim me permite passar com confiança pela porta escura da morte”, disse Bento.
E atualmente, Padre Federico Lombardi, ex-diretor da Sala de Imprensa do Vaticano entre 2006 e 2016, comentou que Bento XVI está “preparado para o encontro definitivo com o Senhor”.