O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira (14), após a Missa na Casa Santa Marta, a conferência episcopal da República Tcheca e, em seguida, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Louro de Azevedo Filho. Durante a audiência privada, que durou cerca de 30 minutos, Azevedo renovou a oferta de vida e missão da Comunidade Shalom em favor da evangelização de toda humanidade, especialmente dos jovens.
Segundo o fundador, a ocasião relembrou seu encontro com João Paulo II, em 9 de julho de 1980, quando entregou ao pontífice carta na qual expressava seu desejo de gastar vida e juventude a serviço da Igreja. Dois anos depois, foi fundada a Comunidade Católica Shalom.
Moysés presenteou o Papa Francisco com um pequeno álbum sobre a história da Comunidade. A ideia central é ilustrada pelo rosto de um jovem que representa o rosto de toda a humanidade que espera conhecer o amor de Deus.
Parte do material mostra como a Comunidade intercede pelo pontífice em suas ações apostólicas. Assim, surgiu a ideia de ampliar o espaço do presente às redes sociais. Uma das imagens do álbum é um QR code que conduz à fanpage do Facebook Eu Rezo pelo Papa, onde todos podem expressar sua proximidade ao Papa em ações cotidianas: oração, trabalho, lazer, convivência com a família, amigos, grupos de oração, dentre outras situações.
Após a audiência, o Papa Francisco se dirigiu à Praça São Pedro, onde se encontrou com cerca de 20 mil namorados, em comemoração ao Dia de São Valentim.
Emanuele Sales e Mila Marega