Na tarde deste sábado, 22, os médicos que assistem ao Santo Padre no Hospital Gemelli anunciaram que o Papa Francisco receberá alta hospitalar no domingo, 23 de março.
O anúncio aconteceu durante coletiva de imprensa conduzida pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni e contou com a presença dos médicos Sergio Alfieri e Luigi Carbone.
Na ocasião, a equipe médica fez um resumo das últimas seis semanas de internação do pontífice, o qual apresentava uma insuficiência respiratória aguda devido a uma infecção polimicrobiana que desencadeou em uma pneumonia bilateral grave e que exigiu um tratamento farmacológico combinado.
“As terapias farmacológicas, a administração de oxigênio de alto débito e a ventilação mecânica não assistida levaram a uma melhoria rápida e progressiva, retirando o Santo Padre dos episódios mais críticos. O Santo Padre nunca foi entubado, manteve-se sempre alerta, orientado e presente“, destacaram.
Alta protegida
Eles ainda destacaram que há duas semanas as condições clínicas do Papa se mantém estáveis e que, por isso, ele receberá alta no domingo, e retornará à Casa Santa Marta. Entretanto, as prescrições médicas são para continuar as terapias farmacológicas por via oral e que seu repouso deve perdurar por dois meses.
Os médicos usaram o termo “alta protegida” para salientar que esse período exigirá convalescença, ou seja, recuperação gradativa. Ele ficará, portanto, sobre os cuidados de saúde que a Direção de Saúde e Higiene da Santa Sé pode oferecer ao pontífice na Santa Marta.
Como será a vida do Papa a partir de agora?
Esta foi a pergunta de um dos jornalistas durante a coletiva. Em resposta, o médico reforçou que o Papa Francisco terá alta “em convalescença”, por cerca de dois meses. “Como todos os períodos de convalescença, terá de continuar a reabilitação motora que já começou, a fisioterapia respiratória que continuou, portanto, haverá uma continuação”.
Ele afirmou ainda que acredita na contínua melhora do Papa e que tão logo passe esse repouso, ele retornará às suas atividades normais. Também em resposta à outra pergunta, reforçaram que durante esse período de convalescença deverão ser evitadas visitas especialmente de grupos ao Papa.
>> Recebe notícias, formações e orações do comshalom no seu Whatsapp!
Saudação no Angelus deste domingo, 23
Antes de retornar à Casa Santa Marta, o Papa Francisco, conforme anunciado na última sexta-feira, 21, irá saudar os fiéis durante o Angelus diretamente da sacada do Hospital Gemelli. No momento, ele também dará sua benção aos presentes.
A Comunidade Shalom se alegra com o anúncio da alta do Papa Francisco e reforça suas orações para que o Santo Padre continue a se recuperar.
