Você se considera uma pessoa humilde? A humildade foi o tema da catequese desta quarta-feira, 22 de maio, da Audiência Geral do Papa Francisco. Ele a definiu como a porta de entrada para todas as virtudes e afirmou que por meio dela as pessoas são preservadas do vício da arrogância.
Ao longo do seu discurso, ele apresentou aos fiéis um grande modelo: a Virgem Maria. Para ele, em Nossa Senhora a humildade é a virtude granítica, pois estava na sua pequenez, a sua força invencível, a tal ponto de permanecer de pé diante da Cruz enquanto os discípulos veem fragmentada “a ilusão de um Messias triunfante”.
Na base da vida cristã está a virtude da humildade, grande antagonista do mais mortal dos vícios, a soberba. Enquanto o orgulho e a soberba incham o coração, a humildade traz tudo de volta à dimensão certa: somos criaturas maravilhosas, mas limitadas, com pontos fortes e fracos.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) May 22, 2024
Pequenez interior
Já nos Evangelhos a pobreza de espírito parece fundamentar tudo, não só no discurso das Bem-Aventuranças de Jesus, mas também na história da salvação, quando Deus escolhe uma jovem de Nazaré para ser a mãe do Messias.
“A heroína escolhida não é uma pequena rainha que cresceu na infantilidade, mas uma jovem desconhecida: Maria. A primeira a ficar abismada é ela própria, quando o anjo lhe traz o anúncio de Deus. E no seu cântico de louvor sobressai exatamente este enlevo: «A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade da sua serva» (Lc 1, 46-48). Deus – por assim dizer – é atraído pela pequenez de Maria, que é sobretudo pequenez interior. E é atraído também pela nossa pequenez, quando a aceitamos”.
Leia também | Beato Carlo Acutis será santo
Escondimento da Virgem Maria
“Daqui em diante, Maria terá o cuidado de não pisar o palco. A sua primeira decisão após o anúncio angélico é ir ajudar, ir servir a prima. Maria vai às montanhas de Judá, para visitar Isabel: assiste-a nos últimos meses de gravidez. Mas quem vê este gesto? Ninguém, a não ser Deus. A Virgem parece nunca querer sair deste escondimento”, afirma o Pontífice.
Livre de ambições, Nossa Senhora é apresentada como alguém que caminhava no caminho oposto da busca pelas aparências, mesmo trazendo o título sagrado de mãe de Deus, ela não buscou vanglórias.
“Num mundo que busca a aparência, para se demonstrar superior aos outros, Maria caminha com determinação, só com a força da graça de Deus, na direção oposta”, garante Francisco
Por fim, o Santo Padre reforçou a importância do exercício da humildade dentro da Igreja e na sociedade para construção da paz no mundo e das relações. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
10 frases do Papa Francisco sobre Nossa Senhora
7 características de Nossa Senhora para a Vocação Shalom