Igreja

Papa Francisco revela as características da humildade de Maria

O que podemos aprender com a humildade de Nossa Senhora? Neste mês de maio, o Santo Padre mostra como em tudo Maria era humilde.

comshalom

Você se considera uma pessoa humilde? A humildade foi o tema da catequese desta quarta-feira, 22 de maio, da Audiência Geral do Papa Francisco. Ele a definiu como a porta de entrada para todas as virtudes e afirmou que por meio dela as pessoas são preservadas do vício da arrogância.

Ao longo do seu discurso, ele apresentou aos fiéis um grande modelo: a Virgem Maria. Para ele, em Nossa Senhora a humildade é a virtude granítica, pois estava na sua pequenez, a sua força invencível, a tal ponto de permanecer de pé diante da Cruz enquanto os discípulos veem fragmentada “a ilusão de um Messias triunfante”.

Pequenez interior

Já nos Evangelhos a pobreza de espírito parece fundamentar tudo, não só no discurso das Bem-Aventuranças de Jesus, mas também na história da salvação, quando Deus escolhe uma jovem de Nazaré para ser a mãe do Messias.

A heroína escolhida não é uma pequena rainha que cresceu na infantilidade, mas uma jovem desconhecida: Maria. A primeira a ficar abismada é ela própria, quando o anjo lhe traz o anúncio de Deus. E no seu cântico de louvor sobressai exatamente este enlevo: «A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade da sua serva» (Lc 1, 46-48). Deus – por assim dizer – é atraído pela pequenez de Maria, que é sobretudo pequenez interior. E é atraído também pela nossa pequenez, quando a aceitamos”.

Leia também | Beato Carlo Acutis será santo

Escondimento da Virgem Maria

Daqui em diante, Maria terá o cuidado de não pisar o palco. A sua primeira decisão após o anúncio angélico é ir ajudar, ir servir a prima. Maria vai às montanhas de Judá, para visitar Isabel: assiste-a nos últimos meses de gravidez. Mas quem vê este gesto? Ninguém, a não ser Deus. A Virgem parece nunca querer sair deste escondimento”, afirma o Pontífice.

Livre de ambições, Nossa Senhora é apresentada como alguém que caminhava no caminho oposto da busca pelas aparências, mesmo trazendo o título sagrado de mãe de Deus, ela não buscou vanglórias.

“Num mundo que busca a aparência, para se demonstrar superior aos outros, Maria caminha com determinação, só com a força da graça de Deus, na direção oposta”, garante Francisco

Por fim, o Santo Padre reforçou a importância do exercício da humildade dentro da Igreja e na sociedade para construção da paz no mundo e das relações. Confira:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Leia também:

10 frases do Papa Francisco sobre Nossa Senhora

7 características de Nossa Senhora para a Vocação Shalom

O que dizem os santos sobre Nossa Senhora?

Entrelinhas: Se eu fosse Nossa Senhora


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.