Igreja

Papa Francisco: Santa Bakhita nos ensina a humanizar

O Pontífice continuou a série de catequeses sobre o zelo apostólico meditando nesta semana sobre o exemplo da santa sudanesa

comshalom
Foto: Vatican News

O Papa Francisco deu continuidade nesta semana a série de catequeses sobre o zelo apostólico e apontou como exemplo Santa Bakhita, uma santa sudanesa que sofreu as marcas da escravidão. Em meio as reuniões do Sínodo da Sinodalidade, o Papa Francisco também expressou sua proximidade ao povo de Israel que sofre com a guerra e pediu que todos os cristãos se unem em oração pela paz. Francisco ainda se dirigiu aos brasileiros, que celebraram a Festa de Nossa Senhora Aparecida, mostrando seu carinho com nosso país. Confira a seguir alguns destaques da Semana do Papa.

O perdão é o caminho para a liberdade

Dando continuidade a série de catequeses sobre o zelo apostólico, o Papa Francisco apresentou o testemunho de Santa Josefina Bakhita, uma santa sudanesa, na audiência geral da quarta-feira, 11 de outubro.

Segundo Francisco, “muitas vezes a pessoa ferida acaba ferindo; o oprimido facilmente se torna um opressor. Em vez disso, a vocação dos oprimidos é aquela de libertar a si mesmos e aos seus opressores, tornando-se restauradores de humanidade. Somente na fraqueza dos oprimidos pode se revelar a força do amor de Deus que liberta a ambos. Santa Bakhita expressa muito bem esta verdade”.

De acordo com o Pontífice, a santa sudanesa nos ensina a humanizar. “Esta é a carícia que ela nos ensina: humanizar. Quando entramos na lógica da luta, da divisão entre nós, de sentimentos ruins, uns contra outros, perdemos humanidade. Muitas vezes pensamos que precisamos de humanidade, ser mais humanos. Isto é o que nos ensina Santa Bakhita: humanizar, humanizar a nós mesmos e humanizar os outros.”

Francisco também apontou que Bakhita aprendeu de Deus a perdoar os seus algozes e esse é o caminho para a liberdade.

“O perdão a tornou livre. O perdão recebido primeiro pelo amor misericordioso de Deus e depois o perdão dado fizeram dela uma mulher livre, alegre, capaz de amar. Assim, Bakhita pôde viver o serviço não como uma escravidão, mas como expressão do dom livre de si. Isto é muito importante: feita serva pela força, escolheu então livremente tornar-se serva, carregar nos ombros o fardo dos outros”, disse.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Apelo pela paz em Israel

O Papa Francisco pediu aos cristãos que se unem em oração pela paz em Israel e na Palestina. O Pontífice expressou também sua proximidade ao povo vitimizado por esta guerra e as famílias enlutadas.

“rezo por elas e por todos aqueles que vivem horas de terror e angústia. Por favor, parem com os ataques e as armas! e se compreenda que o terrorismo e a guerra não levam a nenhuma solução, mas apenas à morte e ao sofrimento de muitas pessoas inocentes”.

Mensagem aos brasileiros pelo dia de Nossa Senhora Aparecida

Em meio aos trabalhos do Sínodo, o Papa Francisco expressou sua proximidade com os brasileiros no dia da nossa Padroeira, a Virgem de Aparecida.

Francisco recordou sua visita ao Santuário durante a viagem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

“É a festa de Nossa Senhora Aparecida. Eu a levo em meu coração. Recordo-me desta cidade e da Virgem. Que nos abençoe muito, que cuide de vocês e de todo o povo do Brasil. Rezo por vocês, lhes envio a minha bênção e, por favor, rezem por mim. A favor! Obrigado.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.