Notícias

Papa João Paulo I tem milagre reconhecido e será beatificado

Já de há muito se esperava esta notícia. A fama de santidade de Albino Luciani está presente no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

comshalom

O Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão de João Paulo I. Com o reconhecimento, aprovado nesta quarta-feira (13), em audiência com o Cardeal Marcello Semeraro, ele será proclamado beato, faltando apenas o anúncio da data, estabelecida por Francisco. 

Assim, com este ato do Santo Padre abre-se o sinal verde para a beatificação de Albino Luciani, “o Papa sorriso”, cujo Pontificado durou apenas 33 dias, um dos mais breves na história da Igreja.

Reconhecimento do milagre

O milagre foi a cura de uma menina de 12 anos em Buenos Aires, no dia 23 de julho de 2011. Ela sofria de “encefalopatia inflamatória aguda grave, doença epilética refratária maligna, choque séptico”. O quadro clínico era muito grave, caracterizado por numerosas crises epiléticas diárias e um estado séptico causado por broncopneumonia. A iniciativa de invocar o Papa Luciani foi tomada pelo pároco da paróquia à qual pertencia o hospital, de quem ele era muito devoto.

Vale recordar que para ser declarado santo no futuro, no entanto, seria necessário provar um segundo milagre de João Paulo I.

Quem foi João Paulo I

Albino Luciani nasceu em 17 de outubro de 1912, em Forno di Canale (hoje Canale d’Agordo), na província de Belluno, norte da Itália. Morreu em 28 de setembro de 1978, no Vaticano, tendo sido Papa apenas por 34 dias, um dos pontificados mais breves da história.

Era filho de um operário socialista que trabalhava há muito tempo como emigrante na Suíça. No bilhete escrito pelo seu pai, dando-lhe o consentimento para entrar no seminário, lê-se: “Espero que, quando você for padre, fique ao lado dos pobres, porque Cristo estava ao lado deles”, palavras que Luciani colocaria em prática durante toda sua vida.

Faleceu repentinamente, na noite de 28 de setembro de 1978. Em apenas algumas semanas do pontificado, entrou no coração de milhões de pessoas, pela simplicidade, humildade e aspalavras em defesa dos pobres e por seu sorriso evangélico.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *