Notícias

Família Shalom: Conheça a rotina dos Linhares na quarentena em Teresina

“A rotina ao qual decidimos viver para não desanimarmos e saber controlar a ansiedade, foi bem simples: Entregar nas mãos de Deus o nosso dia a dia”.

comshalom

Nesse tempo de quarentena, Francisco Henrique consagrado da Comunidade de Aliança e sua esposa Thalita, tem vivido o isolamento social de uma forma criativa. Os dois são pais de Maria Alita, Ana Lícia, Francisco Henrique Filho e Vicente Neto. Com a pandemia mundial do Covid-19, de repente, eles se viram em mais um desafio na caminhada de família missionária.

“Como família estamos vivendo a quarentena de forma bem dinâmica na medida do possível. Temos 4 crianças em casa, todas com temperamentos diferentes, porém bastante conscientes da atual situação do mundo hoje, exceto o mais novo, Vicente Neto, que tem apenas 2 anos de idade. De vez em quando, ele pede pra se arrumar pra passear, mas com sabedoria de Deus e usando as palavras certas ele vem entendendo aos poucos que não podemos sair de casa”, conta Thalita.

Entregar nas mãos de Deus o nosso dia a dia

A rotina do casal pode até parecer igual a de todas as famílias, tendo em vista que não é fácil para qualquer família manter quatro crianças sempre em casa, ainda mais neste período. Mas o casal conta que decidiram enriquecer ainda mais a rotina da casa, para propiciar o bem estar das crianças: “A rotina ao qual decidimos viver para não desanimarmos e saber controlar a ansiedade, foi bem simples: Entregar nas mãos de Deus o nosso dia a dia. Pela manhã o café é livre, deixamos bem à vontade, cada um no seu relógio, a medida que vão acordando e em seguida é regra: ESTUDAR!” 

Hora de estudar

“Independente se vão retornar às aulas logo, se estão de férias… É estudar… As outras refeições; almoço, lanche da tarde e jantar fazemos juntos e colocamos eles pra nos ajudar nas atividades domésticas sim, damos responsabilidades pra cada um, arrumar o quarto, varrer a casa (no caso das meninas), ajudar na louça, seja lavando, enxugando, guardando… todos ajudam. Procuramos fazer da nossa casa o melhor lugar do mundo pra se viver”.

A vida de oração é prioridade na casa da família Linhares. Diariamente, eles rezam o terço juntos, participam da santa missa pela TV, fazem Lectio divina e todos partilham sobre a oração. A oração é o segredo para a família enfrentar esse tempo: “Claro que não é tudo todo dia lindo, tem dias que papai e mamãe estão cansados e não podem brincar na hora que tiramos só pra isso… E o que fazer? Falamos a verdade e eles aceitam e respeitam. Precisamos impor e dar limites… Tem hora pra estudar, brincar, ver TV, rezar, descansar…” afirma o casal.

Hora do terço em família

As redes sociais na evangelização de outras famílias

Francisco e Thalita também usam as redes sociais para evangelizar outras famílias. O casal veicula nas redes sociais a rotina da família, mostrando que é possível garantir o entretenimento das crianças de forma saudável. Recentemente, eles publicaram uma pequena peça teatral, sobre a passagem da morte de Lázaro, encenada exclusivamente pelas crianças.

“Hoje sabemos que as redes sociais tem ajudado muito a quem está isolado em casa, de uma forma positiva e dinâmica, mas sabemos também que nos fazem mal com o bombardeio de informações negativas e se não soubermos administrar. Temos nossas redes sociais, gostamos, temos uma vida social bem ativa e gostamos, sim, de mostrar como vivemos, o que fazemos, quem somos de verdade e usamos desses meios para evangelizar; como casal e como família porque sabemos da nossa missão como família Cristã no mundo de hoje. Educar nossos filhos para o mundo, sem muito rodeios, sem privá-los da verdade, sem mimos exagerados, mas com fé em Cristo Ressuscitado, embasados na palavra de Deus, conscientes que pode nos faltar tudo mais tendo Deus isso só nos basta.”

Peça sobre a ressurreição de Lázaro

Com essa certeza, a família afirma que não só neste tempo, mas sempre procuram “abrir as portas de sua casa” para que as pessoas os vejam, a intenção é fazer com que o mundo acredite na família, no matrimônio. Que Sim! É possível ter filhos e educá-los no mundo de hoje, porque com Deus nada é impossível.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conheço este casal desde o início do namoro…feliz de mais pela família que constituíram….testemunho de família cristã e abençoada.Um abraço família linda.Águeda e Rocha