Formação

Para quê planejar se Santa Teresinha diz que “Só tem o Hoje”?!

Mas ela também diz: “Deus não lhe concedia sonhos irrealizáveis”, é preciso disciplina, organização e criatividade.

comshalom
(Foto de ThisIsEngineering no Pexels)

Confesso para você que sou naturalmente bagunceira e distraída, estilo a Dory do Procurando Nemo, sabe?! Aquele tipo de gente que gera fraternidade e vai parar no Bem Shalom! hehehe Foi por isso que desde a minha juventude (tenho 36 anos até o momento) aprendi a planejar meu tempo, minhas atividades e meus recursos. Encontrei na organização uma forma de sair do lugar, me desenvolver pessoalmente, profissionalmente e, principalmente, na vida espiritual E até mesmo, diminuíram bastante as ratas que eu dava, embora ainda sejam muitas!

Leia também| É possível criar uma bagunça organizada?

Mesmo com a organização, muitas vezes eu me via caminhando em círculos. Mesmo que me planejasse, acabava com as mesmas fraquezas e limites. Até que um diretor espiritual me ensinou que Cristão não caminha em círculos, mas em uma espiral, sempre para a frente e rumo à Santidade. Mesmo que eu não percebesse ali no cotidiano, quando olhasse para trás veria na minha história o quanto Deus realizou.

Planejamento e criatividade

Como entusiasta do planejamento, já errei por planejar demais, só planejar e viver no amanhã, esquecendo que “a cada dia basta o seu cuidado”. Por outro lado, também já errei por viver à mercê do vento, das modas e do “deixa a vida me levar”.

Para ver se você é uma pessoa criativa é só analisar suas justificativas, é cada pérola!!rs. Comigo não era diferente: ‘Ah, mas detesto planilha”, “ah, mas planejamento é falta de confiança na Providência, falta de abandono (oi?! rs)”, “ah, planejar para quê se eu já sei o que fazer?!” (será que alguém vai pegar a referência?! rs). E tantas e tantas outras justificativas.

Nos últimos dias lembrei de uma vez em que uma pessoa me disse que eu planejava demais (quase como dizer para um Shalom que ele reza muito, entende?!rs). Fiquei pensando que podemos até mesmo usar a frase de Santa Teresinha “Só tenho o Hoje para Amar” como justificativa para nosso imediatismo e falta de planejamento. Planejar para quê, se só tenho o hoje?! Se é pra viver como se não houvesse amanhã (essa é clássica, Carpe Diem!).

É preciso de disciplina

Nem no oito, nem no 80. O planejamento funciona para que você viva o hoje de maneira que te tornará uma pessoa mais realizada, feliz e santa. Um bom planejamento te permite viver o hoje com mais Caridade e qualidade. Inclusive já falei em outro texto, que organização não tem a ver com rigidez. O bom planejamento te leva à ação e uma ação eficaz, que te impulsiona para a meta e te impede de perder tempo, dinheiro e ações com o que não agrega santidade a sua vida.

A mesma Santa Teresinha que disse que “Só tem o Hoje para Amar”, disse que “Deus não lhe concedia sonhos irrealizáveis”.

Podemos inventar mil desculpas para não planejar. No meu caso, no fundo delas estará a falta de disciplina. Não querer me comprometer com algo o qual depois terei que cumprir depois. Posso inventar outras mil desculpas para não tirar do papel o que planejei, mas por trás delas está o medo de errar, meu perfeccionismo.

E você: O que te impede de planejar e sonhar com um “futuro-você” melhor? O que te impede de acreditar que Deus não te concede sonhos irrealizáveis?

Leia também

Como transformar sonhos em metas e suas metas em realizações
Há sonhos irrealizáveis se quem fomenta é Deus?
5 motivos que te dão a sensação de não ter tempo 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.