Igreja

Páscoa do Papa Francisco completa um mês

Há um mês, Francisco partiu, mas nos deixou um legado de misericórdia e esperança. Relembre sua última mensagem, proclamada um dia antes de sua páscoa.

comshalom
Última aparição pública do Papa Francisco. Imagem: Vatican Media

Era manhã de uma segunda-feira da oitava da páscoa, 21 de abril, o mundo amanhecia com a notícia da morte do Papa Francisco. Cardeal Jorge Bergoglio fez sua páscoa um dia depois do Domingo da Ressurreição, inserindo a Igreja em um misto de dor e esperança. 

A notícia rapidamente repercutiu por toda a Igreja e pelo mundo. Fiéis começaram a se reunir espontaneamente na Praça São Pedro, em oração silenciosa. Bispos, líderes comunitários e autoridades civis expressaram profunda gratidão pelo testemunho de Francisco. A Sé de Pedro se tornou novamente vacante, enquanto os olhares do mundo se voltavam para Roma, onde logo se iniciariam os ritos fúnebres e, posteriormente, o Conclave.

LEIA TAMBÉM | O Papa da minha juventude

4 frases da última mensagem do Papa Francisco

Um dia antes da sua páscoa, os fiéis na Praça São Pedro puderam vê-lo e receber a bênção Urbi et Orbi no Domingo da Páscoa. Em sua última mensagem – lida pelo Monsenhor Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias – ele deixou uma mensagem de paz e esperança, que, somente no dia seguinte, o mundo descobriria terem sido sua última aparição e mensagem.

A seguir, confira quatro frases centrais do seu discurso pascal:

1. “Sim, a ressurreição de Jesus é o fundamento da esperança: a partir deste acontecimento, ter esperança já não é uma ilusão.”

2. “Quem espera em Deus coloca as suas mãos frágeis na mão grande e forte d’Ele, deixa-se levantar e põe-se a caminho: juntamente com Jesus ressuscitado, torna-se peregrino de esperança, testemunha da vitória do Amor e do poder desarmado da Vida.”

3. “Neste dia, gostaria que voltássemos a ter esperança e confiança nos outros, mesmo naqueles que não nos são próximos ou que vêm de terras distantes com usos, modos de vida, ideias e costumes diferentes dos que nos são familiares, porque somos todos filhos de Deus!”

4. “Gostaria que voltássemos a ter esperança de que a paz é possível!” 

>> Receba notícias do Papa Leão XIV no seu Whatsapp!

Partiu como viveu: ofertando-se’ 

Ainda sobre esse dia, Moysés Azevedo comentou em uma carta-homenagem que Francisco ofertou sua vida até o fim:

“No Domingo de Páscoa, foi à Praça de São Pedro, de onde nos concedeu a tradicional bênção Urbi et Orbi e nos desejou, com o sacrifício de um grande esforço físico, mas também com sua ternura e firmeza de sempre, uma “Feliz Páscoa”. E como sempre fez, quis estar, literalmente, no meio do povo, um pastor sempre no meio das ovelhas. Viveu em ‘estado de saída’ e partiu como viveu: ofertando-se.”

Confira nossa página especial!

Em gratidão ao “dom” que foi o Papa Francisco para a Igreja – e de modo particular nosso carisma – a Comunidade Católica Shalom preparou uma página especial dedicada a ele.

Nela, destaca-se a proximidade e o carinho recíproco entre Francisco e a Vocação Shalom ao longo dos seus doze anos de pontificado. Ao acessá-la, você também poderá ter acesso a uma galeria de imagens que retratam encontros de membros da Comunidade com Francisco.

A página também apresenta três marcas do pontificado de Francisco que ressoam no carisma Shalom:
– a intimidade com Deus,
– o amor preferencial pelos pobres
– e a ternura para com os jovens, nossa primazia.

Acesse agora mesmo: comshalom.org/franciscus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *