O pregador da Casa Pontifícia, padre Roberto Pasolini, dedicou sua segunda meditação para os exercícios espirituais quaresmais da Cúria Romana ao tema “a esperança da vida eterna”. Partindo do Antigo Testamento, Pasolini demonstrou que a “a vida eterna já começou”.
| Leia também: Pe. Pasolini, pregador da Santa Sé, reflete sobre a esperança na vida eterna
De acordo com Pasolini, os profetas sempre denunciaram a dureza do coração do povo em reconhecer a ação de Deus ao longo da vida. Por esse motivo, Jesus também usava parábolas para se comunicar, pois percebia “a incompreensão de quem o ouvia”.
“O Novo Testamento descreve essa condição com uma afirmação paradoxal: já estamos mortos, mas não nos damos conta disso”, disse.
Pecado original
“A morte, de fato, não é apenas o evento final da vida (morte biológica), mas também uma realidade que já experimentamos, por meio de um fechamento em nós mesmos que nos impede de perceber a vida como algo eterno que Deus quer nos dar”.
Ainda segundo Pasolini, o pecado original é justamente essa perda de sensibilidade do homem em relação as coisas de Deus. “O homem, em vez de acolher a vida como um dom, procura controlá-la, ultrapassando o limite imposto por Deus”.
E completou, “essa primeira ‘morte interior’ se manifesta em nossa tentativa contínua de cobrir nossas fragilidades com imagens, cargos e sucessos, sem enfrentar o profundo vazio que habita em nosso interior”.
Oportunidades de conversão
O pregador da Casa Pontifícia afirmou ainda que Deus não condena o homem por seus pecados, mas dá a ele a oportunidade de uma vida nova. “O próprio Jesus nos convida a ler as tragédias da vida como oportunidades de conversão, não como sinais de condenação (Lc 13,4-5)”.
E finalizou, “Deus vê nossa morte interior não como uma derrota, mas como o ponto de partida para uma nova existência”.
Leia mais:
> Pasolini: ‘O acesso à vida eterna depende da capacidade de viver o amor sem cálculos’
Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom!
A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.
Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.