Mundo

Patriarcas e líderes cristãos no Oriente Médio unidos em oração ao Santo Padre

1_0_724987Os líderes cristãos das Igrejas Orientais acolhem e relançam o veemente apelo pela paz na Síria, lançado pelo Papa Francisco no Angelus do último domingo. Como ressaltam à Agência Fides diversos líderes cristãos no Oriente Médio, o apelo “tocou profundamente o coração de todos, dos Bispos e dos simples fiéis. A comunidade cristã na Síria, no Oriente Médio e na diáspora estão felizes e preparam-se para se unir ao jejum e à oração”.

O Patriarca Maronita no Líbano, Cardeal Bechara Rai, visitou neste domingo o Patriarca Greco-ortodoxo Youhanna Yazigi. Os dois líderes disseram estar “profundamente confortados pelo apelo do Papa” e estão empenhados em sensibilizar as respectivas comunidades pela oração em comum. Numa declaração conjunta após o encontro, os dois líderes religiosos pedem “a todos os países estrangeiros, na região ou mais distantes, para fazerem todo o esforço possível para resolver o conflito por meios pacíficos e diplomáticos.

Julgando como “inaceitável que alguém destrua a vida dos sírios”, os dois líderes manifestam-se “contrários a qualquer intervenção militar estrangeira na Síria”, reiterando que a guerra “não leva a lugar nenhum, senão à destruição e à ruína”.

“Queremos sempre falar a língua do diálogo e da paz”, afirma a nota. “Nós cristãos no mundo árabe – recordam – contribuímos para construir a nossa cultura e a nossa sociedade, uma civilização de convivência e moderação. Os cristãos – conclui o texto – não serão nunca um instrumento de guerra e do tráfico de armas, mas confirmam o empenho em construir uma sociedade baseada no respeito, no amor e na cooperação com o próximo”.

 

Por: news.va


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *