Quem nunca se deparou com uma dessas frases impactantes? “Onde abundou o pecado superabundou a graça” (Rm 5:20-21) ou ainda “Viver para mim é Cristo morrer é lucro” (Fp 1:21), essas citações bíblicas foram proferidas pelo apóstolo Paulo e que perpassam no tempo.
O filme “Paulo, apóstolo de Cristo” que estreou há algumas semanas nos cinemas introduz o telespectador a se lançar em uma encantadora e forte narrativa, onde Deus levanta um homem capaz de sofrer em seu nome.
Dirigido por Andrew Hyatt, o longa-metragem se passa na cidade de Roma ainda governada pelo imperador Nero, um grande perseguidor da fé Cristã. A trama se passa em um tempo que a fé era violentamente testada, onde cada cristão sofria intensamente a perseguição.
O filme traz cenas fortes de morte ao povo de Cristo, mas mostra também a grande esperança de um povo que apesar das dificuldades, tinha a certeza que a eternidade era certa. Isso graças às exortações de Paulo, que falava com grande autoridade e superava as barreiras do medo e desespero das comunidades cristãs.
Por sua vez, o apóstolo São Lucas chega naquela cidade totalmente incendiada a mando do imperador e fica perplexo diante de tantas crueldades que presencia. Ele tinha um ardente desejo de reencontrar Paulo, que já se encontrava preso nas cadeias de Roma. Ao encontrá-lo começa a cuidar de suas enfermidades na prisão e a escrever a sua impactante história. Inicia nesse momento o ponto alto da trama. Lucas sugere a Paulo que conte os ensinamentos que aprendeu durante a vida missionária. Paulo fica resistente em relatar a sua história, com receio do povo o colocar no lugar de Cristo, mas aceita o convite incessante de Lucas.
Sendo assim, começa a ser registrado por Lucas os primeiros relatos da vida daquele que deixou Cristo viver em sua carne. No desenrolar das cenas acontecem entre os dois apóstolos de Jesus incríveis relatos de fé e sabedoria que dará às comunidades consolo e esperança. A desafiante e bela biografia de um homem que mudaria o mundo era escrita por Lucas.
Portanto, é difícil falar do filme sem soltar alguns spoilers. Mas fico no ponto mais tocante do filme: Paulo se dedicou sem reservas a levar à luz para as nações ao passar por cima de sua reputação, perseguições e ser preso por amor a Cristo. A partir disso, convido você a assistir a trajetória de um grande homem que não chegou a conviver com Divino Mestre, mas pregava as verdades do evangelho como se fosse o próprio Cristo.
Por Jéssica Costa