Fazer silenciar a voz da consciência para dar vazão à voz da concupiscência. Eis o caminho do “corrupto”! É assim que nasce o homem perverso e mentiroso do qual se fala na palavra de Deus. Vemos no livro de Jeremias os ataques contra o profeta, que de alguma forma é um empecilho no caminho dos homens maus, eles se juntam para conspirar contra o justo.
Esse sentimento do livro de Jeremias se parece muito com o que vemos hoje no evangelho. Não se trata de calar a voz do profeta, mas de desconsiderá-la. É como se o ouvido – e portanto o coração – desconsiderasse o que se diz e se interpreta da sua forma. Imediatamente após o anúncio de Jesus sobre a sua paixão, nasce um pedido de todo ilógico: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda” (Jo 17,21). É quase absurdo. Será que não se ouviu o que Jesus acabou de dizer?
Como é difícil entender a lógica do Reino de Jesus! Só será capaz de entender quem for capaz de escutar a mensagem de Jesus toda, não só a que lhe agrada. Querer fazer parte do seu Reino, mas sem esquecer que o trono desse Rei é a Cruz: “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Jo 17, 28).
