Shalom

Pe. Vitor Aragão: “Todos que deixaram o mundo para trás não o fizeram sozinhos.”

comshalom

Após um momento de intensa efusão do Espírito Santo, os participantes do Seminário de Vida, realizado durante as tardes do evento Renascer, em Fortaleza, assistiram à última pregação desta edição. O tema ministrado pelo Padre Vitor Aragão tratou do “Crescer na Graça”.

O Padre iniciou sua pregação enfatizando que ninguém deve ser chamado a viver apenas de momentos. “Deus nos ama tanto, te quer tanto, te deseja tanto… Deus te ama demais para querer que você viva apenas de momentos”, afirmou, enquanto recapitularia o caminho percorrido até aquele momento, por meio das pregações e momentos de oração.

“Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2Ped 3,14-18)

O texto, segundo o sacerdote, nos convida a uma vida de santidade, propondo um caminho de crescimento espiritual, especialmente no aprofundamento do conhecimento da vida e da palavra de Jesus Cristo.

O Senhor não sabe conceder menos que tudo

Em um segundo momento da pregação, Pe. Vitinho introduziu a frase do Papa Francisco: “O Senhor não sabe conceder menos que tudo!” Com isso, o pregador ressaltou que o convite para crescer na graça de Deus faz parte de um plano de amor, um encontro onde o Pai deseja nos dar tudo. “Deus reconhece em nosso coração um desejo de eternidade, que gera saudades Dele. Esse desejo só pode ser preenchido pelo amor que Ele quer nos dar, um amor que é Ele mesmo, um Deus que se doa por inteiro e nos convida a não viver pela metade, mas a nos doar também por completo“, explicou Pe. Vitinho.

Ele compartilhou uma experiência pessoal, dizendo que, mesmo vivendo uma vida aparentemente boa, sentia uma sensação de vazio. Aos 15 anos, após sair para o cinema, sentiu esse vazio e fez uma oração: “Deus, se há uma vida melhor que esta, por favor, se manifeste”. Poucos dias depois, ele foi para o Acamp’s, onde teve uma profunda experiência com Deus e descobriu um Deus amigo.

Após essa experiência, Pe. Vitinho se dedicou a falar sobre Deus para seus amigos, sentindo uma forte experiência de amizade com Jesus. “Deus se doou a mim de um jeito que não pude mais viver a vida pela metade, mas por inteiro“, disse o padre, refletindo sobre como o Senhor nos convida a nos entregar plenamente a Ele.

Como foi sua vida até aqui?

O padre também fez uma reflexão profunda sobre a razão pela qual cada um dos participantes estava ali. “Deus te trouxe para o Renascer. Você pode ter vindo porque sentiu sede de Deus, ou talvez tenha visto um convite nas redes sociais, mas a grande verdade é que você está aqui porque Deus te quis aqui. Talvez Jesus já te convidasse há muito tempo e te trouxe até este momento.

Com base nesse convite divino, Pe. Vitinho exortou os participantes a não deixarem a graça passar entre os dedos. Ele lembrou a parábola das sementes, onde apenas uma delas cresce, comparando com o solo do nosso coração, que pode ou não produzir frutos dessa experiência com Deus.

“Você foi escolhido para hoje abraçar uma vida nova, hoje a tua vida foi transformada”, afirmou o padre.

Ao falar sobre transformação, Pe. Vitinho mencionou a história de Zaqueu, e brincou que se identifica com ele, não apenas pela altura. Ele destacou a frase: “Hoje a salvação entrou em sua casa”, aplicando-a aos participantes do evento. “Jesus já tem a graça dEle para te sustentar, Ele já sonha sua vida nova. Você só precisa dar o passo da decisão. Este Deus que te ama desde toda a eternidade te trouxe aqui para juntos começarmos uma nova vida”, disse.

Ninguém é santo sozinho

Dando sequência à sua pregação, o padre leu o trecho do Evangelho de João 15, 4-5:

“Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos; porque sem mim nada podeis fazer.”

Pe. Vitinho ressaltou que permanecer na graça de Deus significa estar em Deus e na Igreja todos os dias. Ele também introduziu uma dinâmica que ilustrou como a santidade exige um caminho de luta e que ninguém alcança a santidade sozinho.

A luta pela santidade

Durante a dinâmica, um tecladista tocou um acorde triste enquanto uma moto entrava no ginásio. Um rapaz estava amarrado na garupa e se dirigia ao palco, onde dois jovens encapuzados (representando as tentações) o pegaram e o levaram para ser “torturado”. O padre fez uma analogia, dizendo que Deus nos amou quando estávamos amarrados pelo pecado.

A cena foi interrompida por uma pessoa vestida como Jesus e acompanhada por uma jovem representando o Espírito Santo. Jesus começou a desamarrar o rapaz, enquanto o Espírito Santo dançava ao som de um prelúdio. O padre explicou que a luta para crescer na graça é não permitir que a vida dada por Jesus se perca. O Espírito Santo levou o rapaz até Jesus, mas as tentações tentaram impedir a caminhada.

Na sequência, entraram outras pessoas representando os aliados para a santidade: Jesus, o Espírito Santo, Maria, a vida de oração, o grupo de oração, os sacramentos, o pastor e a Igreja. A luta pela santidade se intensificava, mas com a ajuda de Maria e do Espírito Santo, o rapaz conseguiu alcançar e abraçar Jesus, enquanto todos cantavam: “Te pertencer, Senhor, é meu prazer”.

Reflexão final e convite

Ao final da dinâmica, Pe. Vitinho destacou que ninguém alcança a santidade sozinho. “Todos que deixaram o mundo para trás não o fizeram sozinhos“, afirmou, enquanto imagens de irmãos vivos e falecidos que são exemplos de santidade apareciam no telão.

Os participantes puderam perceber que, ao permanecerem em um grupo de oração da Comunidade Shalom, teriam à disposição uma rede de apoio para seguir firmes no caminho da santidade. Pe. Vitinho concluiu ressaltando que o segredo para a santidade é não querer ser santo sozinho e fez um convite: “Esta vida nova tem uma data para começar: 8/3, no próximo sábado, às 15h, no Shalom mais próximo de você ou online, às 17h, no YouTube, no canal comshalom.”

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *