Formação

Pentecostes, a Festa da Unidade

comshalom

“A vinda do Espírito Santo sobre os homens e mulheres reunidos no cenáculo alterou o curso da história e transformou-os em testemunhas capazes de interpretar o misterioso fato de que a derrota de Jesus, na verdade, era a mais retumbante das vitórias e a definitiva palavra de interpretação de Deus sobre a história humana”. (M. Clara Bingemer)

Essa é uma das mais completas definições de Pentecostes, festa que deve nos conduzir pentecostes-el-grecoa uma profunda reflexão sobre a misteriosa presença do Espírito Santo em nossas vidas, na vida de nossa família, na Igreja e na própria História. É através do Espírito Santo que nascemos para a vida em Deus e renascemos, continuamente, para o seu Projeto. Com a Igreja, aprendemos a orar e pedir, incessantemente, ao Espírito para que renove a face da Terra.

Como templos do Espírito Santo, somos convidados a viver segundo este mesmo Espírito. Assim, seguindo a Jesus, como cristãos, devemos ter uma vida segundo este Espírito, que é justamente o contrário da vida que o mundo nos oferece. E viver segundo o Espírito é na verdade viver de conformidade com os critérios e perspectivas de Deus, obedientes aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Ao celebrarmos a Festa de Pentecostes nos abrimos para receber em abundância os dons do Espírito: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Peçamos então ao Espírito que nos plenifique com os seus frutos: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, mansidão e continência.

Mas na festa de Pentecostes somos ainda chamados a nos unirmos a todos os povos que invocam o nome de Deus e a todo o universo numa oração fraternal. É, portanto, tempo de intensificarmos o grande desejo da unidade e assumirmos, efetivamente, a causa da unidade visível das igrejas cristãs e do diálogo entre as religiões e as culturas.

 

Formação: Maio/2007

CD SOU TEU PAI 1

O repertório musical foi selecionado visando à dedicação da Igreja Católica à pessoa de Deus Pai. Abba, Pai! Grito que irrompe do coração com o poder do Espírito. Grito somente possível para quem mergulhou no abismo da própria miséria… E daí lançou sua alma em busca do Abismo de Misericórdia. Abba, Papai! Grito sempre ouvido, sempre respondido. Grito que este CD torna mais vivo.

Adquira o seu [AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *