Notícias

Pesquisa revela que a Igreja soube usar ferramentas digitais para evangelizar em meio a pandemia

Realizada em Portugal e também revela “cansaço pandêmico” com a permanência das políticas de restrição.

comshalom

Uma pesquisa sobre a prática religiosa em meio a pandemia mostra que a Igreja soube usar as ferramentas digitais para manter a evangelização. “A pandemia declarada em março de 2020 não apanhou a Igreja católica desprevenida no que diz respeito à disponibilização de ferramentas digitais, de diversos apps, para apoiar e complementar a experiência religiosa e espiritual”, indica o estudo intitulado “Prática religiosa e experiência digital durante a pandemia”.

 Leia também: Programação do YouTube da Comunidade Shalom

Divulgada na última segunda-feira, 20 de dezembro, a pesquisa foi realizada em Portugal. De acordo com o documento, 70% dos entrevistados revelaram assistir pela internet à celebração da missa uma ou mais vezes por semana, sendo o YouTube a plataforma mais utilizada.

Entre os recursos mais procurados na internet estão as páginas das paróquias ou comunidades de origem dos participantes. “Verifica-se uma variedade significativa de recursos digitais acessados, em especial os vídeos, podcasts e oração. Pode-se falar de uma multimedialidade espiritual”, sublinham as autoras do estudo, Clara Almeida Santos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Margarida Franca (Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa).

Cansaço pandêmico

Segundo a pesquisa, a extensão da pandemia gerou um cansaço pandêmico entre os participantes. Isso pode ser verificado pela diminuição da participação das Missas on-line e a menor procura por conteúdos religiosos. “A pandemia levou a que pessoas que não utilizam recursos digitais passassem a contar utilizá-los no futuro e, por outro lado, levou a que pessoas que se serviam dessas ferramentas considerem descontinuar essa utilização”, apontam as autoras.

Com informações de Agência Ecclesia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.