Parresia

Podcast: É possível odiar a Deus?

Saulo Dantas, missionário, filósofo e mestre em física explica a questão número 34, artigo 1° da segunda parte do volume 2 da Suma Teológica de Santo Tomás que diz respeito a pergunta: É possível odiar a Deus?

Foto: Unsplash

Certamente, você conhece algum ateu ou agnóstico que já expressou claramente que odeia Deus e tudo o que diz respeito a Ele. Ou, até mesmo você, que está lendo essa postagem agora, se enquadra nesse perfil. Independentemente do que essa pessoa ou você mesmo sente com relação a Deus, seria esclarecedor saber o que Santo Tomás de Aquino, que, além de santo, foi um dos maiores filósofos do séc. XIII, diz sobre esse tema.

Esse grande estudioso buscava incansavelmente a Verdade e, por isso, utilizou o método e o pensamento de filósofos antigos, de modo particular Aristóteles, matemático, escritor, filósofo e biólogo do período clássico na Grécia Antiga. Através da aplicação de técnicas de discussão aristotélica (Disputatio), o Doutor Angélico chega a formulações exatas, lúcidas e pertinentes das verdades de fé na sua grande obra-prima a Suma Teológica.

Saulo Dantas, missionário, filósofo e mestre em física explica para nós no podcast a seguir a questão número 34, artigo 1° da segunda parte do volume 2 dessa grande obra onde Santo Tomás coloca essa pergunta: É possível odiar a Deus?

Mais conteúdo sobre a Suma Teológica

Live no Instagram | Artigos | Quadro no Fazendo Barulho


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *