Formação

Pode-se trabalhar na Sexta-Feira Santa?

Vivemos a Sexta-feira Santa em profunda contrição e silêncio, em clima de recolhimento e oração. Embora a obra da redenção seja incontestavelmente motivo de eterna alegria, neste dia recordamos os sofrimentos aos quais Jesus se submeteu para nos salvar.

comshalom

A Sexta-feira Santa é um dos dias mais importantes do ano, será então que nos convém trabalhar nesse dia? Nele celebramos a Paixão e Morte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou seja, a redenção do ser humano, a libertação do pecado e da morte, a reconciliação definitiva entre o homem e Deus. Então, não pode ser vivido como um dia qualquer, pois, trabalhar na Sexta-feira santa implica dedicar tempo para outras coisas.

Vivemos a Sexta-feira Santa em profunda contrição e silêncio, em clima de recolhimento e oração. Embora a obra da redenção seja incontestavelmente motivo de eterna alegria, neste dia recordamos os sofrimentos aos quais Jesus se submeteu para nos salvar. Nos unimos à dor que o Senhor experimentou, cuja origem é o nosso pecado, e que continua a experimentar pelos pecados que cometemos nos nossos dias.

Para viver este espírito de recolhimento é importante que nos abstenhamos dos nossos trabalhos cotidianos para render a Deus o culto que é devido neste dia (cf. CIC 2193), de oração, de meditação do mistério da sua Paixão e de veneração da Cruz Sagrada.

O trabalho, como sabemos, é louvável, é desígnio de Deus e via para glorificá-lo, como também contribuição com a construção da sociedade nos seus diversos âmbitos (científico, cultural, religioso, etc.), o que significa indefectivelmente um bem. Contudo, há um tempo para dedicar-se a ele e um tempo para recolher-se em oração. Por isso, convém abster-se do trabalho na Sexta-feira Santa, para dedicar-se à oração e meditação deste profundo mistério, lembrando que isso também é um ato de edificação da família e da sociedade, pois, não se pode fazer maior bem a si e aos outros do que reconhecer e mostrar, através do exemplo, que fomos salvos pela generosa oferta de Jesus Cristo na Cruz.

Caso você seja da área da saúde ou outro serviço essencial, e precisa trabalhar na sexta-feira, viva mesmo assim esse dia unido a Jesus, buscando em algum momento fazer um momento de oração e meditação da Paixão de Nosso Senhor.

Que Deus nos dê a graça de unir o nosso coração ao Coração traspassado de Jesus neste dia santo!

Retiro de Semana Santa Shalom 2022

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril  de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa 

Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.

Adquira o livro Meditações para a Semana Santa

Serviço

Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube 
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.