O que chama atenção no trecho do Evangelho de hoje é o pedido dos apóstolos Tiago e João: “Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?”.
A resposta à falha não é o fogo do céu, a condenação. Tiago e João, de certa maneira, refletem aquilo que todos nós somos muitas vezes. Às vezes, nós queremos que caia fogo do céu e consuma aqueles que nós achamos que são pecadores ou que não são dignos. Como se quiséssemos separar o universo entre bons e ruins e fôssemos os juízes que decidimos quem vive e quem não vive, para quem vai o fogo e para quem não vai. Não é a toa que o Evangelho diz que Jesus os repreendeu severamente, porque não se responde ao mal com o mal.
Na verdade, Tiago e João não queriam resolver o problema do pecado. Jesus percebe o pecado e o pecador e sabe separar esses dois conceitos. Quando o Senhor nos encontra em uma situação difícil, não acaba de esmagar a nossa vida. Jesus não é aquele que diz: “Está vendo, você está pagando pelo que você fez”.
Muitas vezes, Deus permite que soframos as consequências de nossas escolhas. Isso é diferente. Somos nós que vamos atrás do sofrimento pela nossa desobediência, nossos erros, nossa resistência a Deus e à sua bondade. Deus, que é Amor, quer sempre o nosso bem. Ele está sempre ao nosso lado e, em momento algum, está contra nós.
Então, por que Deus não acaba logo com todo o sofrimento e o mal no mundo?
O historiador e missionário da Comunidade Católica Shalom Carmadélio Souza comenta o Evangelho de hoje, propondo uma reflexão aplicada à vida do homem contemporâneo.
“Deus não acaba com o mal no mundo porque Ele tem misericórdia de mim e de você.”
Ouça:
Evangelho de São Lucas – Lc 9, 51-56
Acabar com o mal seria um ato de misericórdia apara com todos.
“Deus não acaba com o mal no mundo porque Ele tem misericórdia de mim e de você.” – Essa frase não tem sentido nenhum.
O autor está dizendo que o mal não está só em alguns, mas em todos, pois todos pecaram. Se é para acabar com o mal Deus deveria então acabar com todos, mas como tem misericordia de ti e de todos, ele não destrói o mal, mas espera que todos retornem ao caminho do bem.
A frase tem riquíssimo sentido. Não haveria sentido se eu me entedesse como bom e só capaz de fazer o bem, mas não sou.
👏🏻 bravo
Na minha opinião Deus não deveria permitir que muitas coisas ruins aconteçam em nossa vida, se ele é misericordioso, ele deve sim trabalhar sob nosso querer e não somente no querer dele como se agente fosse escravos dele. Se Desu mesmo já nos deu o livre harbítero para o ser humano não serem escravos dele, fazer suas escolhas. Então como tudo tem que ser só no tempo dele e não no nosso? Isso é errado na minha opinião…
Então o mundo não será salvo nunca? Não entendi. Pq se Deus não vai acabar com o pecado pq tem piedade de nós, estamos condenados a viver no pecado para Sempre?
Na verdade deus está no comando de tudo,mas ele deu o mundo pro diabo 1Pedro 5:19 sabemos q somos de deus,mas o mundo jás na mão do maligno.
A tbm a uma dúvida sobre essa palavra de Pedro fala dos homens maus ou se ele fala que o mundo está nas mãos do diabo,e o espírito a energia q existe no corpo humano é de Deus e isso faz ser dele sua fé no senhor.
Mas tbm o mundo vai acabar pela ganância das pessoas por isso algumas coisas já se foram exemplo o amor esfriou pq as pessoas não se amam querem viver só de momento e isso é fornicação,tbm os homens não amam mais uns aos outros o próximo família e pessoas em geral,amam ao dinheiro.
Entendeu agora o mundo tá podre
Por isso vai acabar em guerras.
Por isso falam que vai terminar em fogo.