Formação

Por que Jesus chamou Pedro de Satanás?

A exortação encontra-se presente na Liturgia Diária desta quinta-feira, dia 20.

Em Marcos 8, 27-33 Jesus faz uma exortação a Pedro.

A Liturgia da Palavra desta quinta-feira, dia 20, traz em seu Evangelho a passagem retirada do evangelista Marcos,  na qual Jesus chama Pedro de Satanás. O que significa esta chamada de atenção do Senhor ao Apóstolo escolhido por Ele mesmo para presidir os demais?

Jesus estava com os seus discípulos e pergunta o que as pessoas diziam quem ele era. Após as respostas, Ele começa a ensinar sobre o que deveria acontecer ao Messias. “Esse homem devia padecer muito, ser reprovado pelos senadores, sumos sacerdotes e letrados, sofrer a morte e depois de três dias ressuscitar”, disse o Senhor.

Foi diante dessa resposta que Pedro se pôs a chamar a atenção de Jesus, quando ouviu de volta a exortação de Cristo: “Retira-te, Satanás”. O termo “satã” significa rival. Pedro estava pensando apenas com a mentalidade humana, que exclui o sofrimento da vida do Messias aceitando apenas o triunfo. Por isso, recebeu do Senhor a exortação para que passasse a pensar a partir da fé.

“Pensas de modo humano, não segundo Deus”, afirma Jesus a Pedro. Papa Francisco comentando essa passagem do Evangelho, ressalta a messianidade de Jesus a partir da humildade. “Jesus apercebe-se de que em Pedro, como nos outros discípulos — também em cada um de nós! — à graça do Pai se opõe a tentação do Maligno, que pretende distrair-nos da vontade de Deus. Anunciando que terá que sofrer e ser morto para depois ressuscitar, Jesus deseja fazer compreender a quantos o seguem que Ele é um Messias humilde e servo”.

Você pode ler e rezar com a Liturgia Diária acessando o link: comshalom.org/pao-da-vida. Você também pode fazer assinatura da Liturgia Diária Pão da Vida, clicando, aqui


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *