Formação

Por que todo esse barulho a respeito de Maria?

comshalom

Muita gente anda com medo de tratar da questão de Maria porque julga que isso foge do culto a Deus. Com certeza está errado confundir a devoção a Maria com o culto que é devido somente a Deus. A questão sobre Maria é que ela foi uma garota comum, uma campesina da parte mais pobre da Palestina. Porém, e é um grande porém, ela foi uma garota comum, escolhida para fazer algo extraordinário, tornar-se a mãe de Deus Filho.
Este poema escrito por Mary Coleridge fala de Maria, simples mas verdadeiro:

“Mãe de Deus! Não foste uma dama
Mas mulher comum da terra ordinária.
“Nossa Senhora” de todas senhoras, nós agora te chamamos,
Mas Cristo de modo algum em berço de luxo nasceu:
Um homem comum da terra ordinária, Ele era.

Nunca uma dama Deus escolheu,
Mas simplesmente uma mulher de baixa estirpe,
Tão humilde que não pudesse recusar
O carpinteiro da Galiléia:
E plena filha do povo ela foi”

Se nós ficamos muito melosos a respeito de Maria, terminamos esquecendo porque ela realmente é importante. A maior parte do que sabemos dela vem do Evangelho de Lucas, e Lucas é muito claro ao dizer que Maria representa o povo humilde de Israel, os desclassificados, os perdedores, as vítimas. As palavras que Maria diz no evangelho de São Lucas são claramente citações de passagens do Antigo Testamento a respeito dos pobres. Maria é a voz deles, a voz dos que não têm voz, a qual Deus finalmente ouviu.

Pense sobre o cântico que Mary entoa quando o anjo lhe diz que ela dará à luz o Salvador. Esse cântico, chamado Magnificat, é sempre cantado e repetido pelas catedrais e igrejas e as pessoas não conseguem de parar de pensar no conteúdo revolucionário de suas palavras. Deus dispersará os soberbos pelo intento de seus corações, Maria entoa. Ele deporá do trono os poderosos e exaltará os humildes. Os famintos encherá de bens e aos ricos despedirá vazios. Maria é o símbolo do cuidado de Deus para com os pobres e de Suas promessas de justiça.

Fonte: Maria Mãe de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.