Porque é tão difícil se converter nos dias de hoje?
Esse é um questionamento muito sério que devemos fazer. O que nos falta? O que estamos esperando? De que precisamos para ser uma pessoa convertida? Do mesmo modo como a salvação é pessoal, a conversão também é pessoal, é uma decisão.
O mundo nos oferece milhões de coisas, s cada dia uma nova. É o grande lobo que sabe se disfarçar no meio das ovelhas que buscam saciar sua fome fora do rebanho. Aos poucos, uma a uma ele vai destruindo. Deus também nos oferece muitas maneiras de ter uma vida saudável e santa. Para isso, é preciso se decidir por Ele, pois o que vai determinar a conversão de alguém, não é o tempo que a pessoa tem de Igreja, mas é a decisão dela.
Nossa carne se adapta àquilo que vivemos. Se você reza, sua carne se adapta à oração, se você não reza, ela também se acostuma com o pecado.
Falar de conversão nos tempos de hoje, para alguns, parece ser algo muito difícil, distante. Para outros, pode ser o simples fato de ir uma vez por semana ou por mês à Missa, e já basta, sem mais compromissos. Para outras pessoas, a conversão pode significar a ajuda aos pobres, mas sem compromisso com igreja alguma. Para alguns, também pode significar andar com a bíblia embaixo do braço, de forma piedosa.
Olhando para a história do povo no Antigo Testamento, observamos a nudez espiritual em que viviam. Apesar de tudo o que Deus fazia, tirando-os da escravidão do Egito para levá-los à terra prometida em Israel, eles ainda reclamavam, permaneciam com o coração endurecido diante de Deus. Infelizmente, essas características podem ser vistas hoje, no povo do século XXI.
Quando Jesus é questionado pelos fariseus, sobre o fato de Moisés ter autorizado o divórcio para que pudessem se relacionar com outras mulheres, responde: “Foi por causa da dureza do vosso coração que ele autorizou a lei”, (Mc10,2-5). De nada adianta uma pessoa querer se converter se não mudar o coração. É preciso transplantar o coração estragado por um coração novo. “Eu vos retirarei do meio das nações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne”, (Ez36, 24b, 26).
O coração de pedra de que Jesus nos fala é o coração insensível à Palavra de Deus, insensível à salvação, insensível ao pecado, que acha tudo “normal” e que o pecado não é assustador.
A pessoa fica tão distante de Deus que nem percebe. O pecado se torna tão normal para ela que já não tem sequer vergonha de praticá-lo. Para ela, o pecado já se torna uma questão de vantagem.
O coração de pedra não sabe obedecer, fecha-se e fica cego diante do que é sagrado. Para diagnosticar se temos um coração de pedra, basta olharmos para a nossa sensibilidade diante das coisas de Deus. Se você ainda não dá valor ao que é de Deus para mudar sua vida, e só pensa em você, nos seus planos, é porque ainda está vivendo com o coração velho.
O coração de carne que Jesus nos promete é o coração movido pelo Espírito Santo. Quando alguém recebe esse coração novo movido pelo Espírito Santo, ele começa a temer o pecado, ser obediente, valoriza e respeita as coisas de Deus.
No Escrito Amor Esponsal da Comunidade Católica Shalom, o fundador Moysés Azevedo nos mostra que a conversão passa pela adesão pessoal e se deixar inflamar o coração pela pessoa de Jesus Cristo. “ Um coração inflamado por esse amor tudo realiza, a tudo se dispõe”, escreve o fundador. Esse amor esponsal a Jesus Cristo é a entrega total de sua vida, sem medo de nada perder, confiando plenamente em Jesus.
O Amor “gera o esquecimento de si, de sua própria vontade, de seus próprios interesses, de sua própria vida, e cada vez mais o leva a buscar somente a Ele, a vontade Dele, os interesses Dele, a vida Dele, a obra Dele”, afirma Moysés.
O Amor Esponsal nos leva a fazer a vontade de Deus a cada dia. Gera em nós o desejo de entregar nossa vida para ser consumida em favor do Reino de Deus. A entrega e a obediência de Jesus ao Pai, para nos salvar da morte eterna, é o maior exemplo do Amor Esponsal para a nossa conversão e salvação. Shalom! Deus o abençoe.
Francisco Rocha
M bom espiritual
Muito maravilhoso o texto, a carne é tão sem valor e enganosa que mim faz sentir mais prazer no pecado do quê em viver uma vida de santidade com Jesus, Ainda bem que possuímos no nosso meio os santos servos do SENHOR que mim faz pensar nos meus atos cotidiano aonde muitas vezes acaba sendo automático e já não sinto mais temor em pecar, Mas a través da palavra que penetra no meu coração eu acabo revendo minhas atitudes e vejo que estou dormindo um sono que não descansa mais que trás uma face terrível ao Acordar, por muitas vezes já não a ver esperança quando todas as chances já se esgotaram, Então vejo que devo buscar Jesus enquanto posso achar.
seu artigo so se pode resumir assim: é baseado na ideia mental de deus. o texto desde o alfa ao omega é um hino á religiosidade cega. a religiosidade cega tem o condão de afastar os de coração sincero de Deus e dividir a humanidade
Que texto maravilhoso e realmente é isto mesmo. O Amor de Deus nos cura, nos liberta do pecado, basta conhecermos a Palavra dEle e tudo será transformado! Permita que o Espírito Santo entre no seu coração e faça morada. Deus abençoe!