Correspondendo ao repto lançado há dias pelo Papa, a Arquidiocese de Braga, em Portugal, propõe aos cristãos bracarenses uma vigília de oração pela paz na Síria, país que assiste a momentos de grande tensão e conflito.
Esta iniciativa, que vai ter lugar na igreja de São João do Souto, no centro histórico de Braga, realiza-se este sábado entre as 18h00 e as 23h00, estando em sintonia com os cristãos de todo o mundo e com o Santo Padre, que durante esse período de tempo se vai recolher em oração pela mesma intenção.
A vigília de oração surge integrada em uma iniciativa denominada “Cerco de Jericó” que decorre desde o dia 1 de setembro, sob orientação da Comunidade Católica de Shalom neste templo bracarense.
Recorde-se que o Papa Francisco convocou toda a Igreja para uma jornada de oração e jejum pela paz, agendada para este sábado, dia 7 de setembro, convidando todos os homens de boa vontade a unirem-se em gestos promotores de paz.
«Decidi enviar a toda a Igreja um convite para no próximo da 7 de setembro, realizar uma jornada de oração e jejum pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro», afirmou no passado domingo.
O Papa convidou «o mundo não católico e todos os homens de boa vontade» a reunirem-se entre as 19h às 24h (entre as 18h e as 23h em Portugal continental), «em penitência para invocar o Senhor e pedir o fim de todo o tipo de violência no mundo».
Preocupado pelo facto do presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, estar preparado para intervir militarmente na Síria, o Santo Padre recordou que «não é a guerra que traz a paz».
«A paz supera todas as barreiras porque provém de toda a humanidade», afirmou o Papa Francisco recordando ser a «cultura do encontro e do diálogo, a única estrada para a paz».
Com este mesmo propósito é feito agora o desafio ao povo bracarense para, à imagem dos cristãos de todo o mundo, rezarem pela paz na Síria.
Fonte: Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social de Braga