Sem Categoria

Pra mim, o CJS 2021 foi…

Alguns participantes do Congresso de Jovens Shalom que participaram presencialmente na Missão Curitiba, partilham a experiência deste momento.

comshalom

“Eu sou postulante aqui na missão de Curitiba, e  que quero partilhar minha experiência no CJS 2021, aqui em Curitiba.

Primeiramente, foi meu primeiro CJS, então a expectativa estava altíssima. Eu servi na comunicação, o que trouxe ainda mais emoção para cantar “pela igreja, pelos jovens, pelos homens, me consumirei”. Junto com todos aqueles jovens e meus irmãos de Comunidade, eu me sentia em casa. Nós rezamos, louvamos, ouvimos, fomos encorajados a continuar, a não desistir. E não deixar que outros desistam. Nos divertimos muito. Pulamos, gritamos até perder a voz, dançamos até doer os pés – e toda a coluna. Posso dizer que faço parte da geração de jovens que fizeram a lanchonete de Curitiba vender café – quem diria. 

Teve tudo: Nossa Senhora e seu manto, teve cruz, teve show com missionários, teve jovens da obra, jovens novos, teve Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança, stand do Amigo dos Pobres, do Vocacional, da Livraria, teve Lanchonete, teve Moysés, teve Emmir.

E aí você pode me perguntar: qual a diferença de outros encontros? À primeira vista? Nenhuma diferença. Lançando um olhar mais profundo: um braço forte me ergueu e me convida a erguer outros. Não será fácil, mas eu desejo, eu quero, eu vou!”

Gabriela Machado, Postulante da Comunidade de Vida em Curitiba

“O CJS foi uma experiência incrível! Para mim, o momento mais tocante foi o da adoração. Ver Cristo Eucarístico a nossa frente é Divino. Poder contemplá-lo e escutá-lo é algo que não dá para descrever. Mas especialmente sobre o que dizia a Emmir da seguinte frase de Carlo Acutis: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu”.
Sem sombra de dúvidas, desejar cumprir com a minha missão de batizado – que é buscar a santidade – é um desejo que parte do coração de Deus. E, é nesse momento em que eu posso experimentar este real desejo, a real busca pela felicidade que só se encontra na Eucaristia, na busca pelo céu. Se pudesse definir em uma só palavra este Congresso, eu definiria em: Felicidade.”

José Vitor Rondis, Grupo de Oração Israel, Obra Shalom

“O CJS foi um dos meus melhores congressos que já participei, foi o primeiro em que trabalhei, Deus me surpreendeu muito, pois o Luis Felipe sabe o quanto sou ‘esquentadinha’, e pedi muito paro Senhor abençoar com paciência, para que eu fosse amorosa com os outros, mesmo precisando corrigir, mas esse posicionamento fosse no amor.
Mas de todos os momentos, o que mais me impactou, foi na pregação do Moysés, quando ele falava do desenho de Jesus Ressuscitado (do Retiro de Autoridades), onde tinha a procissão, me fez lembrar algo muito importante. Amo ler e no ano passado li a coleção da Anne de Green Gables da escritora Lucy Maud, uma coleção infanto-juvenil fictícia, mas que tem um sentido, e no livro que fala da infância dos filhos da Anne, o personagem Walter escreveu um poema que dizia que um dia o flautista iria chamar a cada um para o seguirem, e ele repete isso quando foi pra guerra e na noite anterior a sua morte escreveu uma carta para sua irmã falando que escutava o flautista o chamar.

Quando vi aquele desenho, eu via Jesus me chamando a segui-Lo, na sequência entrou a cruz peregrina, e aquilo foi a confirmação que eu precisava pra entender que o Senhor já estava me falando nos outros momentos, onde eu precisava acredita e não ter medo de ir para o vocacional aberto do Shalom.”

Rayssa Pereira, Grupo de Oração Abba, Obra Shalom

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.