Dom José Alberto Moura
Muitosse assustam com o ideal de vida apresentado por Jesus. Até que aceitamser religiosos no sentido de ter uma crença e fazer alguns atosdevocionais. Assumir para valer determinadas propostas e certospreceitos da religião torna-se um bloqueio e se traduz na rejeiçãoprática dos mesmos. Quer-se o "bônus" mas não o "ônus", ou seja,aderem-se aos benefícios da fé mas não aos compromissos com a mesma.Criticam-se as faltas de "atualização" ou o amoldar-se com os desejosmotivados no consumismo e no materialismo.
Mesmona ordem do comando político se diz: "O Estado é laico e não deveaceitar a interferência da religião". Há muito equívoco nesta postura.O laico não poder confundir-se com o laicismo. O primeiro significa aneutralidade para se encaminhar a coisa pública sem privilegiar uma ououtra religião, mas defendendo a ética, a moral e as qualidades dasreligiões. O laicismo é a posição ideológica do materialismo, que nãoaceita os valores religiosos e culturais influenciados pelas religiões.O laicismo é a traição do governo do povo, que é religioso, nos seusdiferentes valores.
Éo querer impor o materialismo para todos. É uma espécie dereligiosidade perversa, passando-se por cima dos valores das religiões,que são cheias de ética e benefício social. O povo elege seusgovernantes e tem direito de que eles o sirvam. Se isto não acontece, omesmo povo tem o direito de tirá-los do poder, dentro da lei e daética, com o direito de colocar outros que realmente o representem,inclusive em suas religiões. A atualização do ensino sobre verdades dafé não significa mudar as mesmas verdades.
Incorreríamosna relativização das mesmas verdades. Ou há verdade ou não há, doa aquem doer. O caminho de Jesus, de fato, é o mais exigente como idealproposto. Mas é também o mais misericordioso no seu encaminhamento ejulgamento. Ele propõe a perfeição como a de Deus, a ser buscada portodos. Cada um vai fazer o esforço maior possível para se aproximard’Ele. Não é porque alguém não consegue atingi-Lo integralmente que nãová buscar estar mais perto d’Ele. Não é porque alguém não consegue asaúde ideal que não vá se apresentar a mesma com o esforço de todospara consegui-la.
Nãoé o dado estatístico, ou seja, o número dos que conseguem ou não vivero ideal cristão proposto que vai condicionar o valor a se buscar comometa e consequente esforço de busca. Nessa perspectiva, por exemplo,não é porque o índice de criminalidade é grande que vamos modificar alei para permitir a criminalidade. A prática da fé encontra solidez eresultado eficaz quando a pessoa a procura de modo consequente eresponsável. Só assumir uma fé em que se busque a Deus por interessesmateriais, psicológicos e pessoais, é encará-la de modo puramentevertical ou intimista.
Afé comprometida com a realização do projeto de Deus leva a pessoa amanifestar plena confiança no Criador, mas também a se empenhar acolocar em prática seus mandamentos, que levam a pessoa fiel a realizaro bem do semelhante, a ponto de dar de si para uma convivência justa,fraterna e solidária. "Quem diz ‘Eu conheço a Deus’, mas não guarda osseus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele" (1 Jo 2, 4).