Formação

A primazia da graça na evangelização Shalom

“Aquele que insiste em fazer algo para Deus, mas sem Deus (como origem, centro, fonte e motivação essencial) ou colocando-o em posição secundária, trabalha em vão”.

comshalom
(imagem/comshalom)

Nós nascemos para evangelizar, foi para isto que Deus no gerou (cf. CC05, 146), é verdade, mas não podemos falar de evangelização, sem antes falar de experiência de Deus, de amizade com Deus, de oração, ou seja, de primazia da graça. Por melhor que seja a intenção, a evangelização não passa de um esforço improdutivo quando feita sem a ação da graça de Deus, pois é o Espírito Santo que com os seus carismas (I Cor, 12) age através de nós e fecunda a nossa evangelização.

Sem Deus, nós primeiramente definhamos como o ramo que é cortado e seca, e assim torna-se o anúncio; passo a anunciar não mais o Cristo Vivo e Ressuscitado que é capaz de dar vida ao que estava morto, que é capaz de nos tirar de qualquer situação que nos encontramos, que nos comunica a sua paz, que nos faz novas criaturas, mas um Cristo meramente histórico que não pode mais fazer nada na minha vida, um Cristo que não é mais a “eterna novidade”.

Primazia da graça

É também a primazia da graça o que torna a mensagem coerente. Anuncio Aquele que não só pode transformar todas as realidades, mas que transformou a minha vida e que, a cada dia, continua a realizar a sua Obra Nova . O “homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade” (Ef 4, 24) só poderá prevalecer se estivemos enxertados na videira, no Cristo. É a primazia da graça de Deus que garante a fecundidade da nossa evangelização, com coragem no anúncio e com testemunho na vida, é esta graça que torna-a eficaz, capaz de formar novas testemunhas de Cristo. Afinal os homens de hoje, não esperam somente as palavras, diz a exortação apostólica Evangelli Nuntiandi que a “Boa Nova há de ser proclamada, antes de mais, pelo testemunho”.

É na experiência diária com o nosso amado que recebemos o seu Espírito, somos pacificados e enviados ao mundo, aos homens de hoje que procuram como Tomé, tocar no lado aberto de Cristo e lá experimentar da paz. “Entendemos que a autêntica evangelização, nasce da contemplação, ganha fecundidade na oferta de vida que gera unidade e se expressa com parresia, ousadia e criatividade”.

Da mesma forma, movidos pelo Espírito Santo, não podemos dispensar os meios lícitos que a ciência e a tecnologia nos oferecem para evangelizar, ao contrário, precisamos contribuir com a graça de Deus, encontrando os “areópagos modernos”, a internet e os outros meios de comunicação, a música, as artes em geral, fazendo deles verdadeiros púlpitos para anunciar a Boa Nova.

Confiantes somente em Deus, com parresia e criatividade, sabendo que sem ele nada podemos fazer (cf. Jo 15,5), lancemo-nos no grande desafio da evangelização para que todos os homens encontrem o sentido da suas vidas e encontrando sejam também anunciadores da paz.

[1] Moysés Azevedo, Documento da Assembleia Geral 2008, p. 165

[2] Cf. Escritos da Comunidade Católica Shalom, Obra Nova

[3] Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, 21

[4] Escritos da Comunidade Católica Shalom, Carta a Comunidade 2005, 154

Dê um presente para o Shalom em vista da evangelização

A Comunidade Shalom celebra 41 anos em 2023. Existe em cada membro uma grande alegria! O Senhor nos convida e nos insere na grande procissão. No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom! Ajude clicando neste link: Igreja do Ressuscitado (comshalom.org)

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.