Notícias

Primeiro encontro do coral da JMJ Lisboa 2023 reúne cerca de 200 jovens de Portugal

O encontro aconteceu na igreja do Colégio São João de Brito, na capital portuguesa.

comshalom

Nos dias 23 e 24 de julho, aconteceu o primeiro ensaio do coral da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, Portugal, em 2023. O encontro aconteceu na igreja do Colégio São João de Brito, na capital portuguesa. O ensaio conta com cerca de 200 jovens de diferentes lugares de Portugal.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

“Eles começam por aquecer a voz todos juntos, e depois trabalhamos por timbres, para ler as músicas, para trabalhar o som, a afinação. Depois desse trabalho, voltamos a ensaiar todos juntos e a sentir finalmente o som do coral da JMJ”, explica Teresa Cordeiro, coordenadora da Música da JMJ Lisboa 2023.

As vozes femininas e masculinas são de 19 dioceses do país e dividem-se em quatro timbres. Vale destacar que o coral será uma presença marcante durante os cinco atos centrais previstos para a jornada em terras portuguesas. A maioria dos jovens são de 18 a 30 anos. Entretanto, há a participação de adolescentes de 15 anos e também adultos de 50 anos.

“Eu gostava de sentir que as nossas vozes chegam a Deus e que somos um motor para que todo mundo consiga lá chegar. A nossa missão é por todo mundo para cantar. […] Nós queremos que todos cantem conosco e queremos ajudar as pessoas a chegar a esse patamar de espiritualidade, de comunhão, de fé”, conta Teresa Cordeiro.

Músicas do coral da JMJ Lisboa 2023

Ao todo, cerca de 50 cânticos serão preparados para a jornada. Entre eles, há versões em alemão, polonês, espanhol, inglês, português, latim e outros idiomas. Importante ressaltar que o hino oficial da JMJ 2023, “Há pressa no ar”, faz parte do repertório.

O primeiro ensaio contou com a presença de integrantes de 17 dioceses de Portugal, tendo os elementos de fora de Lisboa ficado alojados em casas dos participantes do coral que moram na capital do país. O próximo ensaio está marcado para outubro deste ano. A partir de março de 2023, começarão os ensaios com a orquestra dirigida pela maestrina Joana Carneiro.

Leia também | Shalom chega a Taiwan no mês em que a Comunidade celebra 40 anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.