Muitos tem me perguntado ao vir nessa Expedição Jovem o que é Chaves? Como é essa missão? Depois da agitação inicial, e mergulhado no propósito da expedição, posso afirmar que Chaves é uma cultura envolta de mistério, um mistério de amor, terra de um povo que talvez, sem perceber, vive a exata dimensão da pobreza evangélica, uma terra que propõe conversão, de surpresas, diria até de ilusão também (uma doce e agradável ilusão), tamanha a crença de que ao chegar neste terra eu iria fazer toda a diferença na vida deste povo, quando na verdade, são eles, só eles, que têm feito toda a diferença em minha vida, são eles que tem nos acolhido como nós somos, sem exigências, sem máscaras, e de uma forma tão simples, tão pura.
Chaves é uma atmosfera onde em cada conjunto de casas se encontra um pai e uma mãe disposto a dar tudo que tem, disposto a nada reter. Chaves é um contraste que impacta a alma, na sua forma mais doce, pois aqui onde as pessoas pouco tem, tudo compartilham, tudo colocam em comum, uma terra de sorrisos inesquecíveis, como aquele que trago no meu coração do Seu Quindim, um senhor de 86 anos, cuja alegria nos envolveu de forma única.
Sabe, parece que Chaves caminha na contramão de todas as outras missões, parece que ela foi fundada não apenas em vista deste povo – tão especial, já tão aberto ao movimento do Espírito, porém com seus tantos medos, talvez do desconhecido, ou talvez o de mergulhar no tanto que Deus os ama, realmente não sei – mas parece que Chaves foi criada para todos nós que somos Shalom, que sofremos constantemente a tentação de nos fecharmos em nós mesmos, parece que Chaves existe para nos fazer compreender, de forma impactante e surpreendentemente maravilhosa (difícil expressar em palavras) que a verdadeira alegria do Evangelho, assim como acontece com o Rio Amazonas, é de apenas transbordar, dar e oferecer tudo o que tem. Mais uma vez, amparado pela bondade do Pai, estou redescobrindo o valor da oferta, o valor das pequenas coisas.
Bendito seja Deus!
Firmeza Neto
Professor do Colégio Shalom