Institucional

Projeto Juventude realiza Congresso de Jovens Shalom 2014

Em comemoração aos 25 anos da fundação do Projeto Juventude para Jesus, a Assessoria Jovem promove o Congresso de Jovens Shalom (CJS) 2014. Pela primeira vez, o evento receberá não só brasileiros, mas jovens de outras nacionalidades

CJS PJJ verticalNos 25 anos de fundação do Projeto Juventude para Jesus, não há como deixar de falar de um dos principais instrumentos de formação dos jovens da Obra Shalom: o Congresso de Jovens Shalom (CJS). Este ano, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3), o Congresso pela primeira vez receberá não só brasileiros, mas jovens de outros países que, em meio ao intercâmbio de suas diferentes culturas, são unidos na fé em Cristo e no Carisma Shalom. O evento irá acontecer em Fortaleza, casa Mãe e berço da fundação do Projeto Juventude, com a expectativa da presença de 10 mil jovens.

O tema do Congresso é o mesmo da Jornada Mundial da Juventude 2014 e busca aprofundar as palavras do Santo Padre que não hesita em chamar os jovens a seguir o caminho da “porta estreita”, da vivencia radical do Evangelho. Em sua programação, além de diversas pregações, workshops, shows com bandas católicas, adoração ao Santíssimo Sacramento, também teremos a presença da Companhia de Artes Shalom, com o espetáculo “Lolek”, que conta a história do Papa João Paulo II, recentemente canonizado pelo Papa Francisco em 27 de abril deste ano.

Um pouco da história…

Diversas cidades do Brasil já receberam o Congresso de Jovens Shalom, como Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Natal, sempre com a presença do nosso fundador, Moysés Azevedo, e da nossa cofundadora, Emmir Nogueira. Referindo-se aos jovens, Moysés chama-lhes: “Alegria de Deus e minha”, Emmir, por sua vez, diz que: “Os jovens são a razão de ser da Comunidade”.

Um dado importante que é preciso ressaltar é que a partir de 2007 os temas dos Congressos passaram a ser pautados pelas temáticas que o Santo Padre definia para a Jornada Mundial da Juventude de cada ano. Essa relação deu muito certo. A Comunidade passou a colher grandes frutos na unidade com o pensamento do Papa e com o que a Igreja expressava.

O coração do jovem do 1° Congresso é o mesmo de hoje

As primeiras edições do CJS ocorreram no período de fundação do Projeto Juventude, e, desde o início, pôde-se ver a adesão em massa por parte dos jovens. Jovens que não se contentavam mais com o “leite espiritual, mas que necessitavam de alimento sólido em sua caminhada”, como falou Ronaldo Pereira em uma pregação no IV Congresso de Jovens Shalom, em 1992.

Jovens que já haviam vivido uma forte experiência com Deus, que mudou suas vidas e que os fez iniciar um forte processo de conversão, mas que, passado algum tempo, necessitavam viver algo novo, uma segunda conversão que os renovasse na força e na coragem de viver o Evangelho em toda a sua radicalidade.

Jovens que não desistiram ao ouvirem certas propostas de prazer momentâneo, mas que, aderindo à felicidade plena, ao verdadeiro Amor, em meio às lutas do dia a dia não voltaram atrás na sua decisão de amar a Jesus de todo coração.

Jovens que não ficaram parados no tempo, num passado distante, mas que existem até hoje, em uma geração que quer ser santa.

Ao longo de toda sua história, o Congresso foi fonte de grandes transformações na vida de muitas pessoas. Jovens de vários lugares do Brasil descobriram seu lugar na Igreja em uma vocação específica, puderam renovar sua experiência com Deus e buscaram uma nova forma de vida.

SERVIÇO
Congresso de Jovens Shalom
Data: de 26 a 28 de setembro de 2014
Local: Ginásio Paulo Sarasate Fortaleza- Ceará
Fone: (85) 8690.1014 / 3023.4612 E-mail: cjs@comshalom.org
Facebook: CONGRESSODEJOVENSSHALOM

Vitor Aragão de Carvalho
Seminarista e responsável pela Assessoria Jovem

Fonte: Revista Shalom Maná

Confira também:

Projeto Juventude para Jesus comemora 25 anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *