Notícias

Projeto Shalom Amigo dos Pobres segue levando consolo ao coração do homem em Natal

comshalom

Em meio a essa terrível Pandemia, a Comunidade Católica Shalom foi “tocando a ferida da humanidade. Foi crescendo um sentimento de responsabilidade diante do sofrimento de cada homem e mulher atingido por este flagelo. Um apelo de Deus para que fôssemos ao encontro daqueles que estão expostos ao sol, à chuva e ao vírus, nossos irmãos, nossos Amigos, se tornou um mandado de Deus: Sair. Ir ao encontro deles, onde eles estavam, tocar suas dores e ser como uma manjedoura para eles no meio da rua!”. Assim Moysés Azevedo Filho, Fundador da Comunidade Católica Shalom, descreve a inspiração inicial do Projeto Shalom Amigo dos Pobres. 

Sem saber exatamente como poderíamos ajudar, um corpo de voluntários se juntou em torno deste apelo de Deus e iniciou um trabalho nas ruas e praças, primeiramente de Fortaleza e logo depois em várias cidades onde a Comunidade Católica Shalom mantém Casas de Missão. 

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, homens e mulheres se uniram para arrecadar e preparar alimentos, roupas e medicamentos e fazer chegar aos Amigos que Deus estava nos presenteando neste tempo. 

Mais de 40 mil refeições foram distribuídas em 2020

Em Natal, o Projeto Shalom Amigo dos Pobres iniciou os trabalhos em abril do ano passado. O Largo da Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral de Natal, foi o local que o Senhor nos indicou para realizar esta Missão. 

Entre os meses de abril e dezembro de 2020, foram distribuídas mais de 40 mil refeições para homens, mulheres e crianças que vivem nas ruas, viadutos e praças ou moram em condições abaixo da linha da pobreza em Natal. 

Um laço de confiança e amizade foi tecido ao longo do ano. A equipe do Projeto Shalom Amigo dos Pobres foi conhecendo a história real, os sofrimentos, as feridas de vários “Josés”, “Marias”, “Franciscos”. Junto com cada refeição oferecida, um olhar de carinho, uma palavra de paz foi sendo ministrada a cada um deles. 

No final do ano, cresceu a convicção em todos da Equipe do Projeto Shalom Amigo dos Pobres de que esta inspiração não é apenas para o período da pandemia. Deus, em Sua infinita misericórdia, havia se utilizado deste momento de sofrimento para abrir os olhos e os corações de toda a Sociedade, para enxergar aqueles Amigos até então invisíveis. Não é mais possível abandoná-los nas ruas e praças da nossa cidade. Deus deseja mais! 

Este ano, o Projeto Shalom Amigo dos Pobres segue com os trabalhos nas terças e quintas-feiras à tarde, e nos sábados pela manhã, no Largo da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral de Natal. 

O desafio de manter vivo este Apelo de Deus é imenso. Faltam mais alimentos, faltam mais voluntários. Falta-nos uma casa para melhor organizar e para ampliar todo o trabalho que temos a desenvolver. São José, Providenciai! 

Cerca de 4 mil pessoas vivem nas ruas em Natal

Em Natal, estima-se que cerca de 4 mil Amigos vivem nas ruas, praças e viadutos. Expostos ao sol e à chuva, além da violência urbana e discriminação. O Nosso Senhor quer nos enviar a todos eles. Para isto, precisamos de voluntários que desejem expressar seu amor a Deus, na pessoa do mais necessitado, doando tempo e recursos! 

Este é o convite do Coordenador do Projeto Shalom Amigo dos Pobres em Natal, Tenesse Mendes da Comunidade de Vida: “Meus irmãos, que Deus lhes dê a Paz. Aqui nós estamos, toda terça e toda quinta à tarde e todo sábado pela manhã, na Praça Padre João Maria. Estamos aqui evangelizando. Estamos aqui deixando que o Espírito Santo venha cada vez mais fortalecer em nós a vivência dos seus Dons. Rezando por estes pobres, por estes homens e mulheres, impondo as mãos sobre eles e clamando por um Novo Pentecostes em suas vidas. Eles trazem muitas dores, muitas aflições, mas principalmente o distanciamento de Deus. Você é a ponte entre os jovens e os pobres de Deus. Venha estar conosco. Venha ser Shalom Amigo dos Pobres. Nós precisamos de você!” 

“Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” Mt 25,40

 

Clique e faça a sua doação para o Projeto Shalom Amigo dos Pobres

 

Lúcio José, Discípulo da Comunidade de Aliança e Voluntário do Projeto Shalom Amigo dos Pobres em Natal


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *