Shalom

Projeto “Shalom Kids” e a missão de cultivar a amizade com Deus

Nesta semana, celebramos o Dia do Catequista, e rezamos por todos que se dedicam a esse ministério, queremos contar um pouco sobre o Caminho da Paz Kids, dedicado ao cultivo da amizade das crianças com Deus mesmo antes da Catequese.

comshalom

No Projeto “Shalom Kids” temos o Caminho da Paz para crianças, Caminho da Paz Kids, que é um itinerário evangelizador e formativo oferecido para as crianças através do Carisma Shalom com diversidade de temas e recursos adaptados ao desenvolvimento infantil.

O objetivo desse é levar à experiência com a Pessoa de Jesus, o Príncipe da  Paz, e o seu Reino através do Carisma Shalom, rumo ao crescimento na vida cristã até o ingresso na juventude, caminho esse que se dá juntamente com o envolvimento da família. O Projeto visa dar assistência ao desenvolvimento espiritual das crianças através também dos acompanhamentos pessoais realizados mensalmente pelos pastores kids, que são coordenadores dos grupos de oração infantil,  contribuindo assim para o desenvolvimento espiritual e religioso da criança. 

Fases do Caminho da Paz Kids

As fases desse Caminho da Paz Kids estão agrupadas em quatro, sendo elas:

TESOUROS DO REINO (0 a 3 anos): iniciação na linguagem e ambiente da vida cristã, ligado ao concreto compromisso familiar para manter a criança no ritmo da experiência com Deus. 

REINO SECRETO (4 a 6 anos): conhecimento de Deus, da fé, da oração, da liturgia, da vida dos santos, da família.

AMIGOS DO REINO (7 a 9 anos): cultivo de uma amizade concreta com Deus através da vida de oração, Amor Esponsal, dons, Palavra de Deus.

AVENTUREIROS DO REINO (10 a 12 anos): preparação para a juventude, onde as formações já são mais direcionadas ao estudo bíblico, motivação ao serviços de evangelização, conhecimento da doutrina, moral, liturgia, Igreja, santos.

Cada fase tem cinco blocos e cada bloco tem a duração de sete meses, porém a Comunidade até o momento só tem o primeiro bloco completo,sendo que os demais estão em desenvolvimento e preparação.

O Shalom Kids e a Catequese

A principal diferença entre o Projeto Shalom Kids e a iniciação à Catequese é que nos grupinhos de oração há uma abordagem kerigmática, de primeiro anúncio, e não tanto doutrinal como na Catequese, o que se faz necessário para os sacramentos, como o da Primeira Comunhão. Desta forma, as crianças que participam dos grupinhos de oração infantil, ao entrarem também na Catequese de suas Paróquias, têm uma facilidade maior em interiorizar os conteúdos catequéticos, pois no grupo de oração procura-se sempre desenvolver primeiro a amizade com Deus (Jesus é meu amigo!) e assim despertar o gosto pelas coisas santas e pelo serviço do Reino.

Para mais informações sobre o Projeto “Shalom Kids” e a disponibilidade de grupo de oração infantil próximos, entre em contato com o Shalom mais próximo e/ou acesse a página: https://www.comshalom.org/shalomkids/.

 

Shalom!

 

Por Shalom Guarulhos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *