Na manhã do dia 7 de maio de 2016 três irmãos (Andréia Amador, Genivaldo e Helenice) da Comunidade Católica Shalom, na Missão de Santo André, realizavam suas promessas definitivas no carisma. Esse momento tão sublime para toda missão, não é de forma alguma a conclusão de um processo na vida de nossos irmãos; ao contrário é o começo.
Nas palavras dirigidas aos irmãos, o nosso responsável local Mercílio Morilha Junior, como representante do moderador geral e fundador da comunidade Moysés Louro de Azevedo Filho, motivava e inflamava não somente nossos irmãos mas toda a missão. Lembrava-nos que o caminho percorrido não fora trilhado por forças próprias mas foram conduzidos pela graça de Deus, de igual modo nos fazia recordar a analogia da ponte, que depois de atravessada essa ponte é quebrada, não há mais volta. Contudo não ter volta não é de forma alguma momento de aflição ou desespero, não ter volta é motivo de jubilo e alegria, cuidado de Deus que acolhe as promessas de homens e mulheres que embora fracos se comprometem para sempre com seu Senhor, em um amor esponsal de alegria e sacrifício. Por meio dos definitivos se encerra o tempo transitório, próprio do mundo terreno, e experimenta-se aqui na Terra o que é próprio dos Céus a eternidade.
Padre Alex ao dirigir a palavra aos irmãos, não deixou de frisar como a escolha vocacional é exclusivamente uma graça de Deus, no qual ele escolhe, motiva, impulsiona e tão somente pela misericórdia de Deus é que podemos perseverar. Direcionava nosso olhar para ação esplendorosa de Jesus, que retornando ao Pai, nos dá desejo e acesso à eternidade, nos fez atentar para como a presença do Espírito Santo, gera homens e mulheres ressuscitados, capazes de viver a pedagogia do amor. E somente por meio do Espírito Santo que a vocação pode ser vivida e o caminho de santidade ser trilhado. Caminho esse, que Deus quis que nossos irmãos trilhassem no carisma Shalom.
As promessas definitivas de nossos irmãos é para nós testemunho, desperta em nós o desejo pelo que é eterno, inflama nosso coração e nos impulsiona ao louvor. Portanto Bendito seja Deus por esse carisma, louvado seja Deus pela vida de nosso fundador e nossa mais profunda gratidão a Deus pela vida de nossos irmãos pelo seu sim definitivo e por nos impulsionar também no desejo de eternidade. Possa a Santíssima Virgem sempre fiel, sustentar o sim dos nossos irmãos sempre e para sempre.