Parresia

Promoção Humana Shalom: antídoto contra indiferença na Quaresma

promoção humana quaresma
Foto: Licurgo Júnior

Mais de 15 casas, onde a Comunidade Shalom desenvolve projetos de promoção da dignidade humana e de valorização da vida, estão de portas abertas para visitantes e voluntários durante todo o ano. Mas é na Quaresma que as visitas se intensificam. Segundo o assessor de Promoção Humana do Shalom , Vítor Bonfim, por meio da Quaresma, acolhe-se mais favoravelmente a graça divina de aproximar-se de quem sofre. “E nós esperamos que essa ação permaneça”, afirma. A iniciativa é inspirada na Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, e a proposta é combater o que o pontífice chama de “globalização da indiferença”.

“O nosso coração cai na indiferença: encontrando-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem! Hoje, esta atitude egoísta de indiferença atingiu uma dimensão mundial tal que podemos falar de uma globalização da indiferença. Trata-se de um mal-estar que temos obrigação, como cristãos, de enfrentar”, afirma Francisco na mensagem.

Através da Assessoria de Promoção Humana, o Shalom exerce atividades com crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, jovens infratores, pessoas enfermas, moradoras de rua e dependentes de álcool e de outras drogas. As casas estão localizadas em seis estados do Brasil (confira lista no final da matéria). Para muitos membros da Comunidade e de grupos de oração Shalom, a visita já é um hábito. Mas o convite é para todas as pessoas de boa vontade.

“Nós esperamos, por meio dessa ação, que esse momento perdure durante todo o ano, porque nós sabemos que a Quaresma é um período de graças, mas é um período que não está desassociado do todo”, explica Vítor. Nas cidades onde não há casas de Promoção Humana Shalom, vale visitar instituições que desenvolvam trabalho semelhante.

Quem apoia a iniciativa, pode divulgá-la nas redes sociais com a hashtag #amigodospobres, e motivar que outras pessoas também participem, “para que estejamos perto do povo de Deus que sofre, perto dos dependentes químicos, perto das crianças em situação de risco social, dos enfermos, dos presidiários, dos moradores de rua. E a maneira mais concreta de fazermos isso é visitando as casas que o Senhor nos confiou, as casas de Promoção Humana”, destaca Vítor.

Conheça a casa de Promoção Humana mais perto de você e agende uma visita:

Projeto Volta Israel

O Projeto Volta Israel atua no combate ao uso abusivo de drogas através da evangelização, prevenção e tratamento da dependência química. Busca também promover a reinserção social de pessoas que sofrem de dependência química, reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Legislação Brasileira – Lei nº 11.343/2006. O trabalho é desenvolvido a partir do princípio de que a recuperação somente pode ocorrer se procurada por livre vontade de quem dela necessita.

Casa Bom Pastor (comunidade terapêutica)
Fazenda Poço Verde, nº 01, Fazendinha. CEP: 62500-000
Itapipoca (CE)

Casa Nossa Senhora Das Graças (semi-internato)
Aracati (CE)

Casa Renata Couras (comunidade terapêutica)
Rua Noé Leite, s/nº. Bairro Tapuio. CEP: 61700-000
Aquiraz (CE)

Casa Santa Maria Madalena  (triagem e acompanhamento)
Rua Vicente Salvador,1428. Bairro Montese.
Fortaleza (CE)

Casa São Padre Pio (comunidade terapêutica)
Rua Jerusalém, 30. Bairro Coité.
Eusébio (CE)

Projeto José do Egito

Acolhe e evangeliza crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto dedica especial atenção àqueles que podem ter a inocência e o futuro comprometidos pela violência e falta de acesso a serviços básicos como saúde e educação. Atua em casas de acolhimento, orfanatos e abordagens de rua, em 15 missões da Comunidade no Brasil e em Madagascar.

Casa Santa Gianna (casa feminina)
Rua Napoleão Laureano, 234. Bairro Fátima.
Fortaleza (CE)

Casa Santa Gianna (anexo masculino)
Rua Martinho Rodrigues, 236. Bairro Fátima.
Fortaleza (CE)

Casa Ronaldo Pereira (semi-internato)
Rua Joaquim Lima, 1415, Bairro Papicu. CEP: 60155-000.
Fortaleza (CE)

Abrigo São Francisco
Rua Radialista Aristeu, 577 Bairro Domingos Olímpio.
Sobral (CE)

Casa Diácono Paulo André (semi-internato)
Auto do Bonfim
Aracaju (SE)

Menino Davi (semi-internato)
Monsenhor José Curvelo Soares, 549, Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Própria (SE)

Casa do Sorriso (semi-internato)
Rua José Coelho, S/N,Bairro Bonfim III
Senhor do Bonfim (BA)

Casa Santa Gianna (semi-internato)
Rua Mirasol,16.
Natal (RN)

José do Egito (semi-internato)
Rua Gabriel Mistral,401 – Vila Palmeira    CEP 65045-070
São Luís (MA)

Projeto Jesus Meu Abrigo

O “Jesus Meu Abrigo” presta assistência a moradores de rua, em albergues e abrigos, proporcionando um ambiente agradável para o convívio e possibilitando condições de resgate de sua dignidade.

Casa São Francisco (albergue)
Rua Conselheiro Tristão, 138. Centro. CEP: 60050-100
Fortaleza (CE)

Casa Santa Bernadete
Rua Antonio Domingos dos Santos, 112, Bairro Parque Antonio Viera.
Juazeiro do Norte (CE)

Obras Sagrados Corações de Jesus e Maria (Asilo)
Rua Fernandes da Cunha 853, Vigário Geral
Rio de Janeiro (RJ)

Casa Jesus Meu Abrigo
Rua São Cristovão, 603, Centro. CEP: 49000-000
Aracaju (SE)

 

Emanuele Sales


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *