Formação

Propostas para serem analisadas

comshalom

Propostas para a Educação:

– Implantação gradual do ensino fundamental e médio naEscola de tempo integral (manhã e tarde).

– Priorizar investimentos no processo pedagógico de ensino,aprendizado e habilidades, com a qualificação dos professores, dos alunos, dosprédios e do material didático atualizado.

– Que a merenda escolar favoreça o mercado com produtoslocais e regionais.

– Investir em Centros de Ensino Tecnológico (Centecs) noscampos de extensão e pesquisa das universidades, nas cidades pólos da Paraíba.Selar parcerias e convênios com as prefeituras e com o Sistema S, oportunizandoensino profissionalizante para adolescentes e jovens.

– Incluir práticas de serviços caseiros de confiança(secretários/as para micro e média empresa).

– De onde vêm os recursos financeiros? Redefinir o repassede verbas do Fundef; levantar fundos junto às empresas, fundações, BNDES,fundos destinados ao Imposto de Renda, investidos como responsabilidade socialde bancos, indústria, comércio, profissionais liberais, particulares, etc.

– Serviço voluntário a partir das universidades (atualizaros moldes do Projeto Rondon) com estudantes atuando como agentes detransformação social, tipo: apadrinhamento de escolas públicas; mutirões deserviços de promoção humana; atividades programadas nos bolsões de pobreza;alfabetização de jovens e de adultos, tendo atenção à prevenção de doenças emarginalidade.

19. Propostas para a Saúde:

– Fiscalização dos municípios com relação aos recursosdestinados à saúde pública. O sistema do SUS é útil e moderno, porém estácomprometido por desvios praticados por gestores inescrupulosos.

– Programas de saúde voltados à saúde preventiva. Atençãoespecial aos nascituros e crianças de 0 a 6 anos, evitando a mortalidadeinfantil, desnutrição, obesidade e favorecendo vacinações.

– Criar centros de apoio às gestantes e mães, evitando oaborto provocado, além de doenças endêmicas.

Obs: A Igreja não aceita a descriminalização do aborto e daeutanásia, porquanto contrariam as leis da natureza e a Lei de Deus (5ºMandamento).

– Programas de saúde para pessoas idosas (vide Estatutos daPessoa Idosa) envolvendo familiares nos cuidados com a saúde e aposentadoria,evitando que sejam exploradas e maltratadas na própria família.

– Que os programas de saúde assumidos pelo PSF envolvam aFamília na prevenção e cura de doenças e violência doméstica; desenvolvampráticas da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa que equivalem a políticaspúblicas de baixo custo (redução de morte materna e infantil, prevençãoDST/Aids, orientação à nutrição sadia, resgate dos direitos dos idosos, etc).

– Criar fóruns locais e/ou regionais permanentes tendo emvista redesenhar modelos de saúde preventiva e curativa; implantar práticas damedicina popular; envolver pessoas em serviços voluntários.

– Que os currículos escolares constem de orientação sobreprodução e acesso aos alimentos, nutrientes e práticas de receitas e medicinacaseira, destinados às crianças, adolescentes e pais. Prevenir costumes nocivosà saúde, provocativo de obesidade, vícios alimentares, desperdício de comida.

20. Propostas para geração de ocupação e renda:

Sem o trabalho o ser humano perde a sua dignidade e sedegrada!

– Ensino profissionalizante conforme moldes doempreendedorismo, do Sistema S, dos Centecs.

– Microcréditos para capacitação de mini-empresários epequenos produtores rurais.

– Formação de pequenas é médias cooperativas. Hoje concorreno mercado somente quem se qualifica profissionalmente. O regime decooperativas supera o individualismo e a ignorância!

– Fiscalizar, permanentemente, programas de combate àpobreza e o Bolsa Família, evitando distribuição indiscriminada. Privilegiar ageração de oportunidades de ocupação e renda. Não apenas dá o peixe, masensinar a pescar!

– A segurança alimentar depende da produção e do acesso aosalimentos, investindo no setor agropecuário, ovinocaprinocultura,hortigranjeiros e pesqueiros. Agronegócio não se contrapõe à agriculturafamiliar.

– A formulação de políticas de inclusão social estimula e fortalecea estrutura familiar; leva a família a gerenciar empreendimentos; resgata aauto-estima pelo repasse de experiências e conhecimentos técnicos.

21. Considerações sobre a reestruturação agrária, agrícola,hídrica e energética:

– O campo esvaziou-se e o povo inchou a cidade, seminfraestrutura, sem condições de trabalho para acolher e sustentar tanta gente.

Surgiram invasões ilegais de propriedades produtivas, semplanejamento de uso e usufruto da terra e da água.

– Defendemos o desenvolvimento sustentável, a agriculturafamiliar em regime de cooperativas agrícolas, criando condições de capacitação,assistência técnica, crédito e fiscalização aos que tenham vocação para sefixar na terra e torná-la produtiva em cadeias de valores agregados.

Pleiteamos o redesenho dos modelos agrários de convivênciacom o semiárido nordestino – comportando ainda o planejamento hídrico eenergético. Igualmente, o aprofundamento sobre a convivência da agriculturafamiliar com o agronegócio, a preservação ambiental e sócio-estrutural,evitando conflitos de interesse entre terra de trabalho e terra de exploraçãolucrativa usufruída por grupos financistas.

A omissão do Estado, inadmissível, torna-se criminosa.Lamentamos a ausência de planejamentos e incentivos, aumentando assustadoramenteo êxodo rural e a consequente promiscuidade e a violência nas cidades.

22. A transposição das águas do Rio São Francisco objetiva asegurança hídrica no Estado da Paraíba, além de solucionar, de formadefinitiva, o problema de estiagens do semiárido.

Os gestores dos municípios receptores das águas devemplanejar a distribuição dessas águas e sua gestão política e financeira,possibilitando as potencialidades produtivas das regiões.

O saneamento básico é condição primordial para odesenvolvimento local e regional.

23. Proposta para a Segurança Pública:

Preocupação de cada um de nós é: “vou chegar vivo em casahoje?”.

– Integrar a inteligência das Polícias na missão articuladade prevenção e combate ao crime organizado que se mobiliza em função donarcotráfico, em escala nacional e internacional.

– Qualificação permanente da especificidade das Polícias edos policiais, garantindo condições de trabalho integrado e articulado, commetas estratégicas definidas, incluindo plano de cargos e salários condignos.

– Policiais façam ronda nas ruas inibindo ações de bandidos.

– Orientar a população sobre ações de prevenção e de combateem locais e circunstâncias onde narcotraficantes cooptam crianças, adolescentese jovens para o crime organizado.

– Priorizar atividades exitosas de prevenção ao uso dasdrogas, como incentiva o “Proerd” e similares.

– Aplicação do “plano brasileiro” de prevenção e combate aocrime – que deu certo na Colômbia, entretanto não é aplicado aqui em casa!

– É preciso arrancar as crianças das mãos dos bandidos!Envolver a família nos projetos pedagógicos de prevenção e combate às drogas,combater a permanência de crianças na rua, vitimadas por gangs, tráfico eprostituição.

– A tranquilidade na ordem, no Estado de direito, depende deorganização e inteligência em colaboração inter-setorial de várias esferas daeducação, saúde, geração de ocupação e renda, desporto, etc.

Cartilha para Participação do Povo de Deus nas Eleições e na Construção da Cidade e da Cidadania

– Participação do Povo de Deus nas Eleições »»
– Roteiro da construção da cidade e da cidadania »»
– Propostas para serem analisadas »»
– Considerações sobre o Desenvolvimento do Estado e dos Municípios »»
– Poderes: Legislativo, Executivo e suas funções »»


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *