A origem da Semana Santa a Igreja vem da fé judaica, pois tinham o costume de celebrar festas fixas em seu calendário litúrgico. Assim, o povo hebreu recordava os grandes feitos do Senhor a partir da celebração do Pessach, fazendo memória da saída do Egito rumo à Terra Prometida, a fim de suscitar uma verdadeira conversão em seus corações.
Em relação aos cristãos, no centro da Liturgia se encontra a Páscoa definitiva de Jesus Cristo: “A vida derramou-se sobre todos os seres e todos são inundados duma grande luz: o Oriente dos orientes invade o universo e Aquele que era ‘antes da estrela da manhã’ e antes dos astros, imortal e imenso, o grande Cristo, brilha mais que o Sol sobre todos os seres. É por isso que, para nós que n’Ele cremos, se instaura um dia de luz, longo, eterno, que não se extingue: a Páscoa mística”. Logo, se fossemos dizer a origem da Semana Santa, podemos dizer que vem desde a origem de toda a humanidade. Pois, Cristo é o inicio e fim de todas as coisas.
No Concílio de Nicéia, em 325, as igrejas chegaram ao consenso do domingo que segue a lua cheia, após o equinócio da Primavera, como o dia apropriado para a celebração da Páscoa cristã. Por sua vez, a liturgia reconstituiu os acontecimentos que precederam o dia da Ressurreição de Jesus, segundo os relatos da Sagrada Escritura e a Tradição Apostólica, instituindo a Semana Santa.
Esses dias são chamados “santos”, pois celebram o cumprimento das promessas de salvação da humanidade, através do sacrifício pascal de Jesus Cristo: por Seus méritos, foi estabelecida a Nova Criação, na qual todas as criaturas foram santificadas pelo Verbo de Deus Encarnado, Morto e Ressuscitado, inclusive o tempo. Desse modo, o ano litúrgico desdobra-se a partir da Páscoa e celebra o “único mistério pascal” (Cf. CIC, §1170) em todas as suas festas, especialmente as que rememoram os acontecimentos referentes ao mistério da Encarnação do Messias (Anunciação, Natal e Epifania), que necessariamente são conectados e direcionados para a Cruz e a Ressurreição.
Por fim, resta dizer que um efeito importantíssimo da celebração dos mistérios de Cristo através da Liturgia e, dentre estes, especialmente o mistério pascal, é a sua real atualização na vida de cada cristão. Com isso, a origem da Semana Santa é sempre atual, pois se atualiza a cada ano. Não fazemos memória apenas para recordar, mas para assumir no “hoje” de nossas vidas as graças recebidas pela vitória de Cristo sobre o mal, o pecado e a morte: “Quando a Igreja celebra o mistério de Cristo, há uma palavra que ritma a sua oração: Hoje!, como um eco da oração que lhe ensinou o seu Senhor (Cf. Mt 6,11) e o apelo do Espírito Santo (Cf. Hb 3,7-4,11; Sl 95,8). Este ‘hoje’ do Deus vivo, em que o homem é chamado a entrar, é a ‘Hora’ da Páscoa de Jesus, que atravessa e sustenta toda a história” (CIC, §1165).
Retiro de Semana Santa Shalom 2022
A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.
A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição.
[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]
Meditações para a Semana Santa
Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.
Serviço
Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br
Saiba mais