Formação

Qual a diferença entre um celibatário e uma pessoa solteira?

A própria terminologia já revela que há diferença. Mas vamos lá:

comshalom

Especial Celibato Shalom

O celibatário não é um solteiro. É alguém que escolheu desposar o Cristo – Pobre, Casto, Obediente -, e o fato de não constituir uma família biológica, não o torna “solteiro”. Sua relação com Cristo é esponsal, porque trata-se de uma entrega total, integral, sem reservas, para sempre.

Tendo sido desposada por Cristo e escolhendo-O por Esposo, a pessoa celibatária vive a sua paternidade e maternidade espiritual de forma fecunda através da oferta total de todo o seu ser Cristo e ao Seu Reino; assim, gera filhos espirituais com os quais se compromete, no cuidado, na intercessão, na formação, etc.

O que define o celibatário não é o fato de não viver relações conjugais, mas o viver a relação Esponsal com Cristo e doar-se inteiramente, da forma como Ele lhe pede.

Ainda, o celibatário vive uma liberdade inigualável, porque já experimenta uma pequena centelha da eternidade e indica aos outros estados de vida aquilo que seremos no céu.

O celibatário é alguém que aponta para a eternidade, mas ele necessita do testemunho do matrimônio para aprender a doação total. Ou seja, os estados de vida se complementam, e isso é muito belo!

Portanto, não sendo um solteiro, deve ocupar sua mente, seu coração, seu tempo, com as coisas do seu Esposo.

Josefa Alves
Missionária da Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou é Celibatário que de Padres, Frei, Feira e Pessoas de Vida de Comunidade(Shalom, Canção Nova,etc…)???

    1. Oi, Fátima, Shalom!
      Os celibatários pelo Reino dos Céus são pessoas que tendo ouvido o chamado de Deus, amorosamente optam por viver votos de pobreza, obediência e castidade na continência perfeita, vivendo exclusivamente para Deus e para os outros, tendo a todos como filhos espirituais. São pessoas que podem ou não ter tido vida sexual ativa antes dos seus votos.

      Shalom!

  2. Ser Celibatário não é ser uma pessoa descompromissada, ao contrario, é ser uma pessoa extremamente compromissada com um propósito divino

  3. Nao ha na Bíblia, celibatário que se ” casa” com Jesus. JESUS SE CASARA COM SUA NOIVA no arrebatamento. TODOS que estao em santidade, obediência a Palavra
    ja sao noiva do Cordeiro

    1. De fato não há, mas também não está escrito que tudo que devemos crer está somente contido nela, pelo contrário, quem disse isso foi o ex-padre martinho Lutero com sua reforma protestante. Jesus é a verdade, e a verdade é uma só, não existem várias igrejas mas uma só, o espirito santo não pode contradizer ele mesmo, portanto não há verdadeira obediência da palavra de Deus quando esta palavra é proclamada fora da Igreja Católica com várias interpretações, igreja esta que por sinal foi a mesma que guardou durante séculos os escritos bíblicos, e atestou a veracidade dela por mais de 1500 anos até o pobre martinho Lutero traí-la e dizer aos quatro cantos do mundo que podem interpretar as escrituras como bem entendem porque a Igreja é uma mentirosa. Ja faz mais de 2000 anos e esta igreja continua de pé, atacada por dentro e por fora e ainda subsiste porque de fato nenhum poder infernal poderá derrubar pois é sustentada pelo próprio Deus, você está na Igreja de Cristo ou nas cópias frajutas ?