A Lei, diz São Paulo, é como um pedagogo que vai orientando o homem qual caminho deve seguir. A Lei e os mandamentos estão, na verdade, a serviço do homem. Devemos, sim, obedecer aos mandamentos, não com a visão farisaica, que Jesus tanto critica.
Na visão farisaica ou legalista, parece que a pessoa não tem valor nenhum, que é mais importante defender a Lei do que o sujeito. Na verdade, não há contradição entre ambos, porque a Lei, se for corretamente interpretada, está a serviço da pessoa. A Lei e os mandamentos de Deus foram dados para nos conduzir à verdade, ao bem.
É preciso interpretá-los à luz da graça divina. Se pensarmos e agirmos com boa vontade e reta intenção, deixando-nos conduzir pela graça de Deus, conseguiremos obedecer à Lei e aos mandamentos. Que nossas relações sejam permeadas por misericórdia, acolhimento e amor.
O historiador e missionário da Comunidade Católica Shalom Carmadélio Souza comenta o Evangelho de hoje (Lc 14, 1-6), propondo uma reflexão aplicada à vida do homem contemporâneo.
Ouça:
Devemos sempre fazer o melhor para o próximo. Se guiarmos a nossa vida para o bem, estaremos interpretando as leis de maneira correta.