Institucional

Qual o papel dos mandamentos na salvação do homem? – comentário do Evangelho

comshalom
mandamentos
Foto de Markelly Martins

A Lei, diz São Paulo, é como um pedagogo que vai orientando o homem qual caminho deve seguir. A Lei e os mandamentos estão, na verdade, a serviço do homem. Devemos, sim, obedecer aos mandamentos, não com a visão farisaica, que Jesus tanto critica.

Na visão farisaica ou legalista, parece que a pessoa não tem valor nenhum, que é mais importante defender a Lei do que o sujeito. Na verdade, não há contradição entre ambos, porque a Lei, se for corretamente interpretada, está a serviço da pessoa. A Lei e os mandamentos de Deus foram dados para nos conduzir à verdade, ao bem.

É preciso interpretá-los à luz da graça divina. Se pensarmos e agirmos com boa vontade e reta intenção, deixando-nos conduzir pela graça de Deus, conseguiremos obedecer à Lei e aos mandamentos. Que nossas relações sejam permeadas por misericórdia, acolhimento e amor.

O historiador e missionário da Comunidade Católica Shalom Carmadélio Souza comenta o Evangelho de hoje (Lc 14, 1-6), propondo uma reflexão aplicada à vida do homem contemporâneo.

Ouça:

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *