Retiro da Grande Comunidade reuniu todos os membros da Comunidade Shalom consagrados, da Comunidade de Aliança e da Comunidade de Vida.
Tendo como tema: “35 anos, tempo de graça”, o retiro foi iniciado com pregação do Padre Silvio Scopel, assistente local da Comunidade, na cidade de Fortaleza. O conteúdo do retiro é todo extraído do retiro de escuta do Conselho Geral, da Comunidade Shalom. Todos os anos, o Conselho Geral da Comunidade, reúne-se de 4 a 5 dias para escutar a voz de Deus. Dentre algumas das atribuições do referido conselho, são: abertura de novas missões, discernimentos para promessas temporárias e definitivas. Mas a atribuição mais importante se refere à escuta de Deus para a Comunidade em geral.
“Quando Deus fala à Comunidade, Deus fala a mim”
Essa foi uma das frases que iniciaram a pregação do Padre Silvio, no início da manhã. A Comunidade, como conselho, se reúne para escutar a Deus, não para si mesmo, mas para todos os membros. O pregador foi enfático e preciso ao dizer “Quando Deus fala à Comunidade, Deus fala a mim”. E foi esse o exato sentimento de cada consagrado presente, aquilo que é revelado às autoridades, é direcionado por Deus a cada um de seus membros.
35 anos, tempo de Graça
Neste ano, a Comunidade Shalom celebra 35 anos de fundação. Uma das palavras de sabedoria dirigidas no Conselho de Escuta foi “Deus está nos presenteando com Sua graça.”. 35 anos é a idade da “adultice juvenil”, é a idade de um adulto jovem. Analogamente a um matrimônio, a Comunidade fará suas “bodas de coral”. Buscando a etimologia da palavra coral, Pe. Silvio Scopel nos indica o significado como “amadurecimento e fortificação do casamento. Então, Deus “deseja reforçar o sentimento e a promessa de união, o amor e a união.”
Voz de Deus
Em três momentos, o pregador frisou pontos importantes motivados por Deus a toda a Comunidade Shalom. Primeiramente, “Espírito Santo paira sobre nós”, foi uma das moções do Retiro de Escuta, onde o Senhor conduzia todos os membros a refletir sobre a necessidade de não se acomodar nas obras que Deus já fez, mas atentos ao risco de ser gerado orgulho e tomar posse do que não é nosso; como diria São Francisco:
“Queridos irmãos, comecemos tudo de novo, porque até agora, pouco ou nada fizemos.”
Aprofundando a pregação, o Pe Silvio menciona o segundo ponto, “O Senhor deseja imprimir Seu rosto em nós.“, nos convidando, o Senhor, a não resistirmos à Graça de Deus, àquilo que somos chamados a ser e a fazer. Porque o que nos impede não é o cansaço, o acúmulo de atividades, mas as resistências à vontade de Deus.
Finalmente, referindo-se ao terceiro ponto, “A Graça de Deus”, o Senhor pedia a toda a Comunidade a se agarrar na Graça de Deus, na força de Deus, porque “se trabalhamos sem a graça, trabalhamos no plano temporal.”
Assim, como tempo da graça, tempo de 35 anos, toda a Comunidade Shalom, como cristãos e consagrados, o Senhor chama ao despojamento, diz Seu desejo de recriação, a necessidade da fé e docilidade de Abraão; querendo dar asas de santidade, asas de quem está sobre a mundanidade, dando a todos vôos de águias.
Aos consagrados, asas e vôos de águia, em vista do céu!
Comunicação Fortaleza