Ter a família toda em casa ou estar sozinho. Ter que fazer home office em meio às atividades do lar e a necessidade de entreter as crianças. O isolamento social e a quarentena mudaram nossa vida em poucas semanas, como viver dentro de casa e manter uma rotina saudável que envolva todos é o nosso mais novo desafio.
Quando falamos de rotina, a primeira coisa que precisamos lembrar é que não se trata de definição de horários, mas de uma sequência, da constância de ações e hábitos. As rotinas surgem com base em momentos: matinal, noturna, após alguma refeição… É sobre uma sequência de ações e hábitos em ou após algum momento.
Então, como criar uma rotina nesse período?
- Nesse período, tente criar uma rotina para quando acordar, para antes das refeições, para suas tardes, para a sua noite e para quando for dormir. Exemplo de rotina matinal: despertar e fazer um alongamento, seguir para a higiene pessoal, tomar café da manhã e limpar as louças utilizadas, fazer as suas orações e iniciar as atividades profissionais ou domésticas. Perceba que aqui existe um processo, esse quando seguido com frequência se torna uma rotina. E assim, você pode conforme suas necessidades e criatividade implantar uma rotina própria.
- Tente criar plaquinhas com motivações sobre sua rotina, lembretes que te coloquem dia a dia nesse ritmo. Tenha atenção com coisas que podem quebrar essa rotina como: você despertar fazer o alongamento e antes do café resolver responder mensagens no celular. O tempo vai passar e se você não tiver zelo, quebra sua rotina tomando café da manhã quase perto da hora do almoço. Tenha atenção para não passar o tempo em algo que não cabia naquele momento.
A tendência quando não se tem uma rotina firme, ou quando se quebra ela, é você ficar mais cansado e entediado com o pouco que conseguirá executar. Recapitulando: a rotina não é “horário”, mas a execução de uma sequência de hábitos que vão lhe fazer ter um dia saudável.
A importância da rotina em família
No meio de uma quarentena, é importante uma família criar uma rotina onde todos interajam e não se sintam cobrados e exigidos, porque a tensão desse momento já exige muito de nós. Tentem incluir na rotina de vocês, principalmente, se tiverem crianças em casa – atividades de lazer.
A criatividade nos fará fazer muito em uma situação que aparentemente nos limita. Tenham como rotina descansar após o almoço, noites temáticas uma vez na semana; lanches da tarde com momentos de conversa, acompanhar a missa sempre no mesmo horário. Tentem deixar tarefas para cada momento: missa – sempre antes do almoço; terço da misericórdia: sempre antes do lanche da tarde.
Com o tempo a rotina entra na dinâmica dos horários. Você vai começar a perceber que para que tantas ações aconteçam até o final da manhã, você vai precisar acordar em um determinado horário. Abaixo temos uma sugestão de rotina para saber como melhor viver esta quarentena, em um dia da semana. A partir dela tente adequar seus dias e da sua família. Essa sugestão está dividindo o dia em três partes, correspondentes aos turnos.
Sugestão de roteiro para o seu dia
ROTINA MATINAL
- Despertar no primeiro toque do despertador!
- Fazer um alongamento ao lado da cama… Motivar as crianças a fazer o exercício também!
- Fazer a higiene pessoal e organizar o café da manhã;
- Tomar café da manhã em família (Agradecer pelos alimentos…)
- Dedicar as próximas horas para oração pessoal e estudo.
- Começar o home office ou as tarefas domésticas;
- Fazer um lanche leve
- Assistir à missa das 12h no comshalom.org
- Preparar a mesa do almoço após a missa
- Almoço em família
- Dividir as tarefas da cozinha e fazer uma operação empolgada;
- Responder mensagens do celular
- Fazer a higiene pessoal e descansar.
ROTINA VESPERTINA
- Ter um tempo de descanso (Se estiver em home office – retornar!)
- Rezar o terço da misericórdia em família;
- Fazer o lanche da tarde ou uma sessão pipoca!
- Responder mensagens do celular
- Fazer uma atividade pessoal (Ler um livro…)
- Preparar o jantar e colocar a mesa
ROTINA NOTURNA
- Assistir a um telejornal
- Jantar em família
- Fazer uma atividade coletiva (comentar o jornal – sem pânico – ou maratonar uma série) Obs.: Minha mãe hoje sugeriu que cada dia dançaremos por 10 minutos um ritmo diferente de música como exercício físico! 😀 É uma dica!
- Resolver as últimas questões domésticas da casa (todos se ajudam)
- Responder mensagens do celular
- Higiene pessoal
- Rezar as completas
- Dormir
Espero que esse rascunho de rotina te ajude a construir a sua e a da sua família! Comece focando nas atividades que necessariamente precisam acontecer e inclua ao redor delas ações complementares que podem enriquecer o seu dia!
Faça sua Comunhão de Bens e ajude-nos a evangelizar durante a pandemia
VEJA TAMBÉM
Dicas e links para viver bem a quarentena
Quarentena: Curso Liberdade Interior gratuito
Quarentena: Dica de filmes gratuitos