Formação

Quaresma: caminho de esperança

Ele é a Esperança que não engana, que não defrauda, por isso nossa força está firmada Nele, no Senhor e somos firmes nele

comshalom
Imagem: Unsplash

Nossa fé nos leva sempre a fortalecer nosso entendimento com relação à vida. Pela fé agimos, pela fé pensamos e pela fé encontramos as luzes da esperança para o nosso viver e para o futuro do mundo em que vivemos, essa “Casa Comum” que precisa de pessoas que a reconstruam na dignidade de obra de Deus. Aqui está nossa esperança: um mundo onde Deus tem seu espaço e onde as pessoas se encontram com um Deus feito luz e caminho, verdade e vida, amor e misericórdia.

Somos chamados neste tempo quaresmal de 2025 a meditarmos sobre a Esperança que não engana, somos caminheiros da Esperança, que é o Próprio Cristo que nos alcança em nossas debilidades humanas, em nossas fraquezas, porém também em nossas forças e alegrias. Vimos na atualidade no meio de um turbilhão de informações, e na maioria deles, informações tristes, de guerras, de desunião, de desumanização de nossa humanidade ferida pelo pecado no corpo e na alma, e na maioria das vezes por nossas escolhas. 

>> Receba notícias, formações e orações do comshalom no seu Whatsapp!

Não podemos esquecer aquilo que nos diz o Senhor: Eu sou o caminho, a verdade e a Vida. Ele é caminho e está no caminho conosco, é Verdade e se dar a revelar como verdade em nossa vida, É Vida e nos chama uma vez mais a descobrir por meio da Esperança a Alegria da vida, a alegria de ser de Deus, mesmo em meio as dificuldades da cotidianidade. O Senhor nos chama a autenticidade da fé, a firmeza de nossas escolhas e nossos propósitos, somo capazes de escolher ao Senhor e mantermos firmes nossos propósitos, nossas metas, pois é Ele mesmo que nos sustenta, Ele é a Esperança que não engana, que não defrauda, por isso nossa força está firmada Nele, no Senhor e somos firmes nele, somos parte da Rocha que é o Próprio Senhor. 

Nos diz o Papa na Bula do Jubileu da esperança n.3:

“Na verdade, é o Espírito Santo, com a sua presença perene no caminho da Igreja, que irradia nos crentes a luz da esperança: mantém-na acesa como uma tocha que nunca se apaga, para dar apoio e vigor à nossa vida. Com efeito a esperança cristã não engana nem desilude, porque está fundada na certeza de que nada e ninguém poderá jamais separar-nos do amor divino: «Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? (…) Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores graças Àquele que nos amou”. 

Porém, o que pode nos ajudar nesse tempo a termos esta firmeza na fé? Em primeiro lugar a experiência com Deus, recordar todos os momentos que sentimos e que nos encontramos com o Senhor. Em segundo nossa vida de fé firmada na responsabilidade de compromisso diário com a Palavra de Deus e com a Eucaristia, senão nos é possível missa diária, mas oração diária sim é possível e missa dominical. Terceiro Procurar neste tempo quaresmal fazer uma boa confissão e arrependidos de verdade com a firmeza da fé, procurar ter propósitos firmes de mudança de vida e que estão sustentados no Senhor e produz em nós uma Esperança renovada. 

Neste tempo de Quaresma, convido você a aprofundar sua reflexão sobre a Esperança Cristã. Participe do Retiro de Quaresma, a esperança não engana no Hozana. Vamos meditar e clamar para que o Espírito Santo encha os nossos corações da Esperança que vem de Deus! (clique aqui para participar!)

Feliz e Santa Quaresma.

Frei Jean Alves, da Ordem de Santo Agostinho, pelo Hozana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *