Sem Categoria

A Quaresma é o tempo da graça de Deus

comshalom

Caros Irmãos!

Neste período da Quaresma chama-nos atenção à palavra TEMPO, que de forma constante chega até nós por variados caminhos, vejamos:

Na Palavra de Deus rezamos com o texto: “Eis o tempo favorável” (2Cor 6,2)

No hino das Laudes (que é uma oração antiga da Igreja), cantamos: “Dai-nos no tempo aceitável um coração penitente.”

Ou ainda na bela música de Suely Façanha que diz: “É tempo de conversão, tempo de viver o amor, tempo de recomeçar.”

E ainda nas celebrações eucarísticas quando ouvimos: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação.”

Enfim, de todas as formas vamos sendo motivados a parar diante deste tempo. Tempo não cronológico, mas o Kairós, o

quaresmatempo da graça, o tempo de Deus. Podemos dizer que a Quaresma é o tempo da graça de Deus, Ele que vem ao encontro das nossas desgraças ( esta palavra significa sem a graça ), ao encontro do que está mais escondido, escuro, fragilizado, frio em nós. Neste encontro somos alvos da Sua misericórdia e compaixão. É o tempo de Deus que adentra o nosso tempo e muda a nossa história.

Lembro-me ainda do deserto tão falado neste período quaresmal, lembro-me sobretudo da importância dos lençóis d’água que estão nos subsolos destes desertos e das rochas que estão fincados também dentro destes solos. Há um provérbio que diz: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” Dentro dessa expressão comparamos a força destes lençóis com a força do Espírito Santo, que toca na dureza do nosso coração e o modifica; e quando modificado, damos acesso ao Kairós. Por nossas forças o nosso tempo não tem acesso ao mistério da GRAÇA, ao mistério do esvaziamento, da pobreza, da baixeza, da humildade. Mas pela força do Espírito Santo a conversão acontece, o abandono nas mãos de Deus se faz como fruto autêntico da Pobreza.

Então o que estamos esperando?

Corramos em direção Àquele que nos traz o NOVO! Não queiramos ficar para trás, pois os que ficaram para trás morreram afogados. Não é isso que nos remete a Palavra de Deus no Antigo Testamento quando se fala do mar Vermelho? Os soldados do Faraó ficaram para trás…

Pois bem, a graça está na nossa frente. Não nos contentemos com o que ficou pra trás! Se perdermos, perdemos por amor a Deus, como sinal de esvaziamento e não como descontentamento. EIS O TEMPO FAVORÁVEL!

por Gisélia Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *