Formação

Quaresma l Tempo de voltar nosso olhar para o ponto de partida

Temos um tempo que toda a Igreja trilha para envolver cada vez mais a nossa alma somente ao essencial: a Quaresma!

comshalom

O tempo da Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, como um período de penitência e de preparação para a Páscoa da ressurreição. Ela é marcada pelo costume de cobrir a cabeça com cinzas, com o objetivo de levar o cristão a refletir sobre sua origem, exprimindo dor, luto e em sinal de penitência. “Tu és pó e ao pó hás de voltar”. (Gn 3, 19).  

A Quaresma é conhecida por ser um tempo de conversão, em que o cristão deve voltar-se para Deus, buscar a reconciliação com Ele e a mortificação de seus pecados. Mas, muito se engana quem acha que é tempo de tristeza. 

O tempo da Quaresma é a ocasião perfeita para que possamos nos voltar para nós mesmos, a fim de nos conhecer e  perceber que devemos nos deixar ser amados, de criar uma verdadeira amizade com Jesus e deixar-nos ser tomados por um desejo de mudança, para sermos consumidos pela alegria de viver com Cristo Ressuscitado.

Tempo Propício Para Fazer Penitência

Este período de 40 dias é tempo propício para fazer penitência. Através da oração, do jejum e da esmola, podemos contemplar a beleza da Quaresma. 

O jejum mortifica a carne humana, além da abstinência de carne também podemos buscar realizar algum exercício de mortificação, como deixar de murmurar, de acessar as redes sociais, etc.

A oração busca fazer com que intensifiquemos nossa relação com Deus. Devemos meditar a liturgia diariamente, para cultivar a amizade com Deus e buscar participar da Santa Missa.

Por fim, a esmola consiste em partilhar gratuitamente com o outro, ou seja, é através das obras de caridade que devemos ir ao socorro dos nossos irmãos mais pobres em suas necessidades corporais e espirituais. 

Que possamos neste tempo desejar apenas uma coisa: olhar para Jesus, apenas para Jesus, para que assim tenhamos um coração que sinceramente anseia converter-se.

Não permita com que a Quaresma passe sem que você seja transformado, pois este tempo necessita com que tenhamos coragem, renúncia e disposição, para podermos viver o propósito de sermos mais santos. 

Que o Espírito Santo possa nos fortalecer, para que jamais percamos aquilo que é Santo e mais precioso em nossas vidas, o nosso ponto de partida: Jesus Cristo!

Gabrieli Capelozza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.