A Quarta-feira de Cinzas inicia o Tempo da Quaresma onde a Igreja se prepara para a celebração do Tríduo Pascal que tem como cume a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É uma celebração onde, pela imposição das cinzas sobre a cabeça ou na fronte, os fiéis são convidados a tomarem o firme propósito de se converterem à luz da reflexão sobre a fragilidade da vida humana.
Esta liturgia dá norte a toda a espiritualidade que se deve viver no período quaresmal. Isto porque o evangelho é sempre aquele diálogo entre Jesus e seus discípulos onde Ele ensina a não agir com hipocrisia a respeito da esmola, da oração e do jejum (Cf. Mt 6,1-6.16-18). Estas três realidades são fundamentais para fazer uma boa preparação para a celebração da Ressureição do Senhor.
Saiba mais | Retiro Quaresmal
A Quarta feira de Cinzas foi instituída a muito tempo na Igreja, e usa um símbolo muito interessante que é as cinzas. Estas cinzas são feitas dos ramos secos do Domingo de Ramos do ano anterior.
O uso das cinzas, já no Antigo Testamento, é um sinal de arrependimento e volta para Deus. As cinzas bentas colocadas sobre a cabeça dos fiéis nos recordam muitas coisas sobre a existência da vida humana.
O primeiro é que o homem foi criado do pó da terra e para lá voltará quando morrer. Recordar que o homem terá um fim neste mundo, provoca um desejo pela conversão e um medo sadio de não ir para o inferno. As vezes as pessoas estão tão inseridas e apegadas a este mundo que esquecem que irão morrer e por isso não se preocupam com a sua vida após a morte. Lembrar que se vai morrer é recordar que deve haver uma preocupação não somente com essa vida terra, mas sobretudo com a vida eterna.
Leia mais | 40 propósitos para a Quaresma
O segundo ponto é que as cinzas nos recordam da fragilidade da vida do homem. As coisas efêmeras e passageiras deste mundo, trazem à vida do homem um vazio que só pode ser preenchido por Deus. Assim como as cinzas são coisas frágeis e que se perdem com o tempo não tendo firmeza, do mesmo modo acontece com aqueles que procuram se apoiar neste mundo.
Que Nossa Senhora nos ajude a realizarmos um preparação fecunda para celebrar com alegria e entusiasmo a Ressurreição do Senhor.