Formação

Quarta feira de Cinzas | “Convertei-vos e crede no Evangelho”

comshalom

A Quarta-feira de Cinzas inicia o Tempo da Quaresma onde a Igreja se prepara para a celebração do Tríduo Pascal que tem como cume a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É uma celebração onde, pela imposição das cinzas sobre a cabeça ou na fronte, os fiéis são convidados a tomarem o firme propósito de se converterem à luz da reflexão sobre a fragilidade da vida humana.

Esta liturgia dá norte a toda a espiritualidade que se deve viver no período quaresmal. Isto porque o evangelho é sempre aquele diálogo entre Jesus e seus discípulos onde Ele ensina a não agir com hipocrisia a respeito da esmola, da oração e do jejum (Cf. Mt 6,1-6.16-18). Estas três realidades são fundamentais para fazer uma boa preparação para a celebração da Ressureição do Senhor.

Saiba mais |  Retiro Quaresmal

A Quarta feira de Cinzas foi instituída a muito tempo na Igreja, e usa um símbolo muito interessante que é as cinzas. Estas cinzas são feitas dos ramos secos do Domingo de Ramos do ano anterior.

O uso das cinzas,  já no Antigo Testamento, é um sinal de arrependimento e volta para Deus. As cinzas bentas colocadas sobre a cabeça dos fiéis nos recordam muitas coisas sobre a existência da vida humana.

O primeiro é que o homem foi criado do pó da terra e para lá voltará quando morrer. Recordar que o homem terá um fim neste mundo, provoca um desejo pela conversão e um medo sadio de não ir para o inferno. As vezes as pessoas estão tão inseridas e apegadas a este mundo que esquecem que irão morrer e por isso não se preocupam com a sua vida após a morte. Lembrar que se vai morrer é recordar que deve haver uma preocupação não somente com essa vida terra, mas sobretudo com a vida eterna.

Leia mais | 40 propósitos para a Quaresma

O segundo ponto é que as cinzas nos recordam da fragilidade da vida do homem. As coisas efêmeras e passageiras deste mundo, trazem à vida do homem um vazio que só pode ser preenchido por Deus. Assim como as cinzas são coisas frágeis e que se perdem com o tempo não tendo firmeza, do mesmo modo acontece com aqueles que procuram se apoiar neste mundo.

Que Nossa Senhora nos ajude a realizarmos um preparação fecunda para celebrar com alegria e entusiasmo a Ressurreição do Senhor.

 


Por Pe. Marcos da Cruz
Discípulo da Comunidade de Aliança

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.