
Para sermos verdadeiras testemunhas e compreendermos a vida e revelação de Jesus, somos convidados a nascer de novo. No caminho quaresmal, a liturgia desta quarta semana nos conduz à preparação e à reflexão deste caminho para a vida nova, o caminho para “nascer em Deus”.
Aquele que acolhe o dom de Deus é chamado a dar testemunho de um mundo novo. Esse testemunho se manifesta em nós através de nossas palavras, gestos, serviços, pela tolerância, pelo perdão, pela esperança e tantas outras virtudes vividas em meio aos nossos irmãos. Isso tudo se dá por ação da graça de Deus em nós.
O batismo é, para nós cristãos, novo nascimento, que conduz à vida nova, uma vida onde não são somente nossas forças que agem, mas a própria graça de Deus é que age em nós. É Ele que tudo faz e tudo realiza, é Ele que gera as boas obras de uma vida virtuosa e coerente com a mensagem do Evangelho. Jesus, elevado na cruz, é exaltado! Na cruz, Deus nos manifesta seu amor, doa-nos a vida plena, e nos propõe uma vida de obediência a Seus planos.
A fé em Jesus Cristo e a acolhida de Suas obras, feita pela escuta obediente, que ultrapassa a indiferença, o comodismo, insere-nos no mesmo caminho de amor total que o próprio Cristo percorreu, autenticando, assim, nosso testemunho, configurando-nos a Ele.
Peçamos ao Senhor a graça de nascermos novamente pela água e pelo Espírito, e que tenhamos também em nós o desejo de aprofundarmos nosso conhecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador, pois Deus nos amou de tal forma que enviou Seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna.
Oremos: “Deus bom e fiel, que jamais vos cansais de chamar os errantes à verdadeira conversão e que, em vosso Filho erguido na cruz, nos sanais das presas do maligno, dai-nos a riqueza da vossa graça, a fim de que, renovados no espírito, possamos corresponder ao vosso eterno e incomensurável amor”.
Aline Santos