Formação

Quem ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a

comshalom

"Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e memanifestarei a ele" (Jo 14,21).

 No último discurso de Jesus, é o amor que ocupa o centro: oamor do Pai pelo Filho, e o amor a Jesus, que consiste em cumprir os seusmandamentos .

 Aqueles que escutavam Jesus não tinham dificuldades emreconhecer nas suas palavras um eco dos Livros sapienciais: “O amor é aobservância de suas leis (Sb 6,18) e “facilmente é contemplada (a Sabedoria)por aqueles que a amam” (cf Sb 6,12). E, sobretudo, o “manifestar-se a quem oama” encontra um paralelo no Antigo Testamento, no livro da Sabedoria 1,2, ondeestá escrito que o Senhor se manifestará àqueles que acreditam nele.

 Ora, o sentido desta Palavra de Vida que propomos é: quemama o Filho é amado pelo Pai, e é, por sua vez, também amado pelo Filho, que semanifesta a ele.

  "Quem me amaserá amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele"

 Essa manifestação de Jesus, porém, exige que estejamos noamor.

 Não é concebível um cristão que não tenha esse dinamismo,essa carga de amor no coração. Um relógio não funciona, não diz a hora – edeixa de ser um relógio – se estiver com a bateria descarregada. Assim, um cristãoque não está sempre na disposição de amar não merece ser chamado de cristão.

 Isso porque todos os mandamentos de Jesus se resumem em umúnico mandamento: o amor a Deus e ao próximo, em quem devemos reconhecer e amarJesus.

O amor não é mero sentimentalismo: ele se traduz em vidaconcreta, no serviço aos irmãos – principalmente os que estão ao nosso lado –,começando pelas pequenas coisas, pelos serviços mais humildes.

Diz Charles de Foucauld: “Quando amamos alguém, estamos deverdade nele, estamos nele com o amor, vivemos nele com o amor, não vivemosmais em nós mesmos, somos “desprendidos” de nós mesmos, “saímos de nós mesmos”.

 E é por causa desse amor que uma luz abre caminho em nós, aluz de Jesus, segundo a sua promessa: “Quem me ama… me manifestarei a ele”(cf. Jo 14,21). O amor é fonte de luz: amando, compreende-se melhor a Deus, queé amor.

 E isso faz com que se ame ainda mais e se aprofunde orelacionamento com o próximo.

Essa luz, esse conhecimento amoroso de Deus é, portanto, amarca, a prova do verdadeiro amor. E ela pode ser experimentada de váriosmodos, porque em cada um de nós ela assume uma cor, uma tonalidade própria. Masessa luz possui algumas características comuns: ela nos ilumina sobre a vontadede Deus, nos dá paz, serenidade e uma compreensão sempre nova da Palavra deDeus. É uma luz quente que nos estimula a caminhar na estrada da vida de modocada vez mais rápido e seguro. Quando as sombras da existência tornarem o nossocaminho inseguro e até mesmo quando ficarmos paralisados pela escuridão, essaPalavra do Evangelho nos lembrará que a luz se acende com o amor e que serásuficiente um gesto concreto de amor, ainda que pequeno (uma oração, umsorriso, uma palavra), para nos dar a quantidade necessária de luz para seguiradiante.

 Quando andamos de bicicleta à noite (nas bicicletas antigas,com dínamo), se pararmos de pedalar, precipitaremos na escuridão; mas serecomeçarmos a pedalar, o dínamo produzirá a energia que vai iluminar ocaminho.

 O mesmo acontece na nossa vida: é só reativarmos o amor, oamor verdadeiro, aquele que dá sem esperar nada em troca, para que se reacendaem nós a fé e a esperança.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *