Formação

Quem é como Deus?

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

Tomemos hoje o último livro da Bíblia, o do Apocalipse deSão João e leia três vezes à meia voz, o capítulo 12, do versículo 7º ao 12º,(Ap 12,7-12). Releia-o agora silenciosa-mente, meditando com ele.

O livro do Apocalipse (ou da Revelação) de São João é cheiode simbolismos. Mas como já dissemos antes, não pretendemos aqui fazer umestudo aprofundado dos textos e dos seus significados. Isto é feito pelos teólogose exegetas que têm as condições para isso. Nosso objetivo é simplesmentelevá-lo a fazer uma leitura orante com a Palavra de Deus.

O primeiro versículo proposto diz: “Houve uma batalha nocéu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão…” (Ap 12,7) A nota derodapé da Bíblia de Jerusalém, deste versículo, diz que “segundo a tradiçãojudaica, Miguel (cf. Dn 10,12-21;12,1) é o combatente de Deus. Seu nome querdizer: “Quem (é) como Deus?”

Diante do orgulho dos anjos maus, Miguel e os anjos fiéiscontinuam submissos a Deus, pois haviam experimentado que nada e nem ninguém secomparava ao que Deus é e realiza. Você já constatou esta verdade em sua vida?

A Igreja venera São Miguel arcanjo como celestial protetordo povo de Deus. Em visita ao santuário de São Miguel no monte Gargano (Itália)em 1987, o então papa João Paulo II disse: “Estou feliz de encontrar-me entrevocês à sombra deste Santuário de São Miguel Arcanjo, como já fizeram nopassado, tantos dos meus predecessores na Cátedra de São Pedro, eu também vimvenerar e invocar o Arcanjo Miguel, para que proteja e defenda a santa Igrejanum momento em que é difícil professar um autêntico testemunho cristão comcompromissos e sem acomodações.”

Convido-o, portanto a meditar hoje sobre as maravilhas queDeus já operou em sua vida e a não desanimar na sua luta contra o Maligno – “ogrande Dragão, a antiga serpente, Diabo, Satanás, sedutor da terra inteira” (Ap12,9). Você tem pedido a ajuda de São Miguel?

Comece fazendo uma oração de Renúncia como esta ou outra quevocê saiba:

“Em nome de Jesus Cristo, pelo poder do Seu Sangue, pelasSuas Santas Chagas, pela intercessão da Virgem Maria, de todos os Anjos eSantos de Deus e com a proteção de São Miguel Arcanjo, eu RENUNCIO a Satanás, atodas as suas seduções e ciladas, às suas mentiras, aos seus seguidores;RENUNCIO ao espiritismo e a toda a sua malignidade; RE-NUNCIO a todo tipo deocultismo e a toda forma de superstição; a todas as falsas filosofias e falsasreligiões e seitas como a Nova Era e outras, que não têm Jesus como únicoMestre e Senhor; RENUNCIO a tudo que ponha em dúvida a presença viva de Jesusna Sagrada Eucaristia, onde Ele se encontra inteiro, em Corpo, Sangue, Alma eDivindade; RENUNCIO a todo vício de pecado, a toda escravidão pelos meussentidos, a todo o mal contra mim e contra o meu próximo; RENUNCIO a todoespírito de confusão, de distúrbio nos meus sentimentos, de agressividade, deódio e rancor, de vingança e de ira, de ressentimento e mágoa, de tristeza e deprostração, de rejeição por parte das pessoas, de descrença em Deus e no seuamor, de decepção e desespero; RENUNCIO a todo espírito de morte e desejo demorte dos outros, de autoflagelação e suicídio, de angústia e de esgotamento,de cansaço e torpor; RENUNCIO a todo espírito de maldição, de blasfêmia e dexingamento, de fofoca e mentiras, de ironia e deboche, de palavrões; RENUNCIO atodo espírito de promiscuidade, de prostituição e adultério, de desregramentosexual, de práticas homossexuais, de vício de masturbação e de excitação porpornografia; RENUNCIO a todo espírito de seitas secretas, de idolatria, defalsas religiões, de magias e esoterismo, de bruxaria, de feiticismo e espiritismo,de agouros e encantamentos, de adivinhação e sortilégios, de evocação dosmortos; RENUNCIO a todos os espíritos que foram invocados sobre mim ou sobreminha família.

Senhor Jesus Cristo, peço que quebres todo julgo hereditárioque pesa sobre mim, todas as maldições, taras, tendências para o mal, que tudoo que me foi comunicado pelos meus antepassados seja tocado pelo Teu sangueredentor. Destrói, Senhor, todos os efeitos de consagrações, pactos, batismos eoutros sinais de consagração feitos da minha pessoa no espiritismo, na magia ouem qualquer seita. Definitivamente, clara e conscientemente, com toda a forçado meu coração ACEITO a Jesus Cristo, como o meu Salvador, meu Rei e meu únicoSenhor e aceito a Virgem Maria, como minha querida Mãe e Rainha! Amém!”

Reze a seguinte Oração do Papa Leão XIII: São MiguelArcanjo, protegei-nos no combate, cobrinos com vosso escudo contra os embustese ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos e vós, príncipeda milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aosoutros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Depois de um forte momento de louvor a Deus, tome um dosseguintes salmos que proclamam: “Senhor Deus dos Exércitos, quem é como tu?”(Sl 89,9) Ou: “Quem é como o Senhor nosso Deus?” (Sl 113,5). Ou ainda junte-sea Moisés no seu cântico de vitória, após atravessar o Mar Vermelho a pé enxutotendo o povo hebreu sido salvo dos egípcios: “Quem é igual a ti, ó Senhor,entre os fortes? Quem é igual a ti, ilustre em santidade? Terrível nasfaçanhas, hábil em maravilhas?” (Ex 15,11).

Para concluir sua lectio, não se esqueça de anotar em seucaderno as maravilhas que o Senhor fez em sua vida e o seu compromisso de vidanova.

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *