A seleção entra em campo, arrepios, apitos, hino nacional e bola no pé… É futebol! Pura ansiedade! Muitas emoções e reações tomam conta da torcida que, reunida na frente da TV, demonstram os mais variados tipos de comportamentos e expectativas, a espera de um gol, de preferência do gol da vitória. Nem que seja no último segundo, a esperança é uma só.
Em ritmo de campeonato, descobrimos por aqui uma série de características dos torcedores de futebol; os camisas 12 que fora do campo revelam na hora do jogo seu comportamento… Olha aí o que rolou:
O patriota
Tipo de torcedor que se veste a caráter. Eufórico, canta o hino nacional perfeitamente e passa o jogo agarrado na bandeira do Brasil. Beija o verde–amarelo a todo instante e quando tem uma jogada importante, apita, grita e balança a bandeira de tal forma que tapa a visão da torcida, impedindo a galera de ver o lance ou até mesmo o gol.
O palpiteiro
Sabe tudo fora do campo. Um especialista! Esse tipo de torcedor é polivalente: além de juiz, é técnico, narrador e comentarista. Assiste à partida dando opiniões e palpites sobre a escalação, as substituições, as faltas, os impedimentos e os pênaltis. Esse não tem medo da zona de perigo… mais fala que assiste.
O fominha
Esse tipo de torcedor passa o jogo todo comendo. Ele é fominha não por gols, mas por pipoca, amendoins, bata frita, tira-gosto e salgadinhos. A ansiedade é proporcional a comilança. Se duvidar o mastigador engole até frango.
O intercessor
Agarrado no terço. Esse tipo de torcedor é cheio de fé. Reza mais nos 90 minutos de jogo do que em uma noite inteira de vigília. Acende vela, invoca todos os santos, anjos e arcanjos para ajudar na vitória da seleção. É forte! Mas pelo menos intercede. Amém!
O bola fora
Esse é totalmente perdido. Só faz perguntas “nada a ver”. Parece que caiu de paraquedas no meio da torcida. Perdido na jogada, tenta se enturmar dando um fora atrás do outro. Passa o jogo levando cartão vermelho e é motivo de risadas.
O desbocado
Misericórdia!!!! Esse torcedor… Não se sabe de onde brota tantas expressões e rótulos. Desesperar jamais!
O tenso
Rói as unhas, os cantos das unhas e os dedos. Esse torcedor assiste ao jogo com os olhos bem arregalados, mãos na boca e bodejando frases que só ele entende… A angústia e o estresse tomam conta de todo o seu ser. Nervoso, só se acalma após 10 horas da partida.
Feedmaníaco
Um olho no jogo e outro nos memes e twitts. Esse torcedor acha graça sozinho enquanto curte e faz comentários no celular. Participa levemente da torcida, é quase um tanto faz da vitória, vibra mais com a piada da última postagem que com o gol da seleção.
Afinal de contas, ninguém vence sozinho!
Bom jogo!
Faltou o torcedor do contra, q torce pro Brasil levar gol pro time acordar e começar a jogar de verdade.