Formação

Quem foi São Silvestre?

comshalom

São Silvestre foi papa durante 21 anos e morreu em 335, durante o tempode Constantino. Silvestre teve de enfrentar as intromissões doimperador no governo da Igreja. Constantino, herdeiro da grandetradição imperial romana, considerava-se o legítimo representante dadivindade e do Deus dos cristãos e por isso, com naturalidade,sentia-se encarregado de controlar a Igreja como qualquer outraorganização religiosa.

Constantino convocou em 325 o primeiroConcílio Ecumênico que foi realizado em Nicéia, na Bitínia. O PapaSilvestre, idoso, não pode comparecer, mas enviou representantes.

Graçasao bom relacionamento entre o Papa e o Imperador, este apoioufinanceiramente a Igreja e o pontificado de Silvestre ficoucaracterizado também pelas grandes construções de edifícioseclesiásticos. Conseguiu do Imperador a autorização para a construçãoda grande basílica em honra de São Pedro na colina do Vaticano, a deSão Paulo fora dos Muros e a de São João de Latrão.
Foi também o Papa Silvestre que recebeu do Imperador Constantino o Palácio de Latrão para ser a residência dos pontífices.

Maso grande presente que o Papa Silvestre desejava receber do Imperadorera vê-lo batizado. Isso não aconteceu pois o papa morreu em 335 eConstantino, segundo Eusébio de Cesareia, foi batizado no leito demorte, em 337.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *